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A precificação é essencial para garantir o sucesso das vendas do seu e-commerce.

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Precificação no e-commerce – o guia definitivo

A precificação é uma das etapas mais importantes para o estabelecimento de qualquer negócio. No ramo do e-commerce, ela é ainda mais decisiva. Leia nosso artigo para saber mais. 

A precificação é um fator-chave para o sucesso de qualquer empresa. 

Saber atribuir o preço correto a seu produto, baseado em custos e no efetivo valor atrelado a ele, é condição fundamental para manter um saldo positivo e para potencializar ganhos. 

No mundo atual, os modelos de negócio têm se diversificado e se transformado. 

Essas evoluções acompanham o desenvolvimento e o crescimento das ferramentas digitais e, principalmente, a democratização da internet.

Seguindo esse panorama, as lojas como conhecemos ganharam uma versão eletrônica. 

Os chamados “e-commerce” nada mais são do que lojas online nas quais os empreendedores podem manter expostos seus produtos em “vitrines virtuais”.

Para um posicionamento efetivo nesse novo mercado, é importante entender a aplicabilidade de alguns conceitos adaptados à nova realidade. Um deles é, com certeza, a precificação.

Saber como propor o valor justo para cada um de seus produtos é uma estratégia inteligente para alavancar suas vendas. Da mesma forma, ignorar essa etapa pode levar o seu negócio a ter grandes prejuízos.

Confira neste artigo, em detalhes, o que é a precificação e como ela pode se tornar uma grande aliada do crescimento do seu e-commerce.

Precificação – conceito

Como o próprio nome já diz, precificação consiste em mensurar, bem como em medir o valor atrelado a um produto. Dentro do conceito de valor, existem vários aspectos a serem considerados.

Essa tarefa pode parecer bastante simples, até mesmo óbvia. Contudo, deve ser realizada com bastante atenção e com cautela, pois diversas variáveis estão envolvidas no processo.

A principal delas é a de que valor diz respeito à maneira como o empreendedor apresenta e vende seu produto. 

Qual é o seu diferencial? Como esse produto pode produzir uma transformação na vida de seus clientes?

Outras estão relacionadas a custos de produção, a materiais, a pessoas envolvidas no processo produtivo e à fabricação. 

Deve, também, ser considerada a margem de lucro projetada para aquele montante de vendas.

Dessa forma, tem-se a precificação como fator determinante para construir e para manter o sucesso de uma empresa ao longo do tempo.

Precificação – fatores preliminares

Além das variáveis descritas anteriormente, existem fatores que delimitam e que definem a precificação. Alguns deles são:

  • Custos de mercadoria: a cada mercadoria, estão atrelados custos e despesas para sua elaboração e para sua manutenção. Eles devem, certamente, ser considerados para o cálculo preço final;
  • Público-alvo: outra informação importante a ser levantada é em relação aos potenciais consumidores do seu produto. Assim, conhecer as características sociais e econômicas de seus clientes é fundamental para definir o valor correto de uma mercadoria;
  • Concorrência: como em qualquer outra atividade, deve-se estar sempre atento às práticas da concorrência. Por qual valor meu concorrente está oferecendo um produto similar? Qual é o diferencial que fará com que o consumidor procure pelo que minha loja oferece?
  • Lucro: para definir o valor a ser cobrado do cliente, é imprescindível calcular a margem de lucro desejada. A partir dessa informação, é possível definir expectativas e elaborar um planejamento para atingir as metas propostas.

Dedique-se a pensar sobre esses fatores durante algum tempo. Organize suas ideias e faça cálculos baseados no cenário atual e naquele que deseja atingir. 

Ter um planejamento eficiente do seu produto e negócio é o primeiro passo para realizar a precificação de maneira correta.

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Precificação – como calcular preços

Há diversas estratégias de precificação que você pode optar por seguir. Apresentamos aqui algumas das mais conhecidas e aplicadas no âmbito do e-commerce mundo afora:

  • Marketplace: nesse método, deve-se estudar a concorrência e observar o preço praticado por ela. Entretanto, vender seu produto a um preço mais baixo nem sempre é uma boa estratégia. Antes de definir sua linha de atuação, pense sobre o diferencial que sua mercadoria possui e em como convencer o cliente a pagar por ele;
  • Contribuição: nada mais é do que a diferença entre o valor de venda e os custos atrelados ao produto. Essa estratégia, apesar de simples, não é a opção mais lucrativa;
  • Markup: o valor do produto é calculado a partir da fórmula 100 / [100 – (DV + DF + LP)], na qual “DV” é o percentual de despesas variáveis, “DF” o de despesas fixas e “LP” o percentual de lucro que se deseja atingir.

Seja qual for a estratégia de cálculo adotada, o que você deve ter sempre em mente é a obrigatoriedade em tentar cobrir, no mínimo, os custos de produção. 

O essencial no início é repor os investimentos iniciais para, depois, potencializar os lucros.

Precificação – estratégias de venda

A próxima etapa, após a precificação em si, é a de escolher e a de seguir uma estratégia de venda. Inúmeras delas podem ser estudadas e adotadas. 

Confira, a seguir, algumas das mais utilizadas para os e-commerce:

  • Preço alto-baixo: caso haja disponibilidade em estoque e logística adequada, pode-se utilizar a estratégia de aumentar e de diminuir preços. Ela é uma espécie de promoção e pode ser utilizada em períodos específicos para aquecer as vendas;
  • Combo: as combinações entre produtos equivalentes são muito eficientes. O principal nesta estratégia é provar para o cliente que é mais vantajoso adquirir mais de um produto, ainda que ele acredite não precisar de um deles;
  • Preço sazonal: é o que ocorre, por exemplo, em datas comemorativas, como o Dia das Mães ou o Natal. Em momentos nos quais o consumidor está mais propenso a procurar por determinado tipo de produto, uma boa estratégia é diminuir seu valor para intensificar sua procura;
  • Conquista de mercado: para estabelecer seu nome e para fidelizar clientes, é comum que empresas ofereçam preços mais atrativos no início para aumentá-los gradativamente. Verificamos essa estratégia, principalmente, em inaugurações e em reaberturas de comércios;
  • Frete: oferecer frete grátis ou mesmo produtos pelos quais os clientes pagam apenas o valor do envio é uma boa estratégia para atraí-los;
  • Preço psicológico: o senso de escassez (traduzido em expressões como “limitado”, “exclusivo”, “últimas unidades”), bem como valores quebrados, arredondados ou convidativos ativam regiões no cérebro que tornam as pessoas mais propensas a comprar. Sobre o estudo dessa estratégia, dedica-se uma área conhecida como “neuromarketing”, importantíssima para o e-commerce.

O que você precisa ter em mente é que a estratégia a ser escolhida deve ser a mais adequada ao seu modelo de negócio e ao momento desejado.

 Além disso, várias delas poderão ser aplicadas, simultaneamente, adaptadas à sua realidade.

Precificação – vantagens para seu e-commerce

Com a precificação adequada, seu e-commerce terá diversas vantagens que contribuirão para seu crescimento. Veja, abaixo, algumas delas:

  • Otimização: com uma estratégia de precificação definida, você economizará tempo na elaboração de outros processos. Ou seja, poderá focar suas energias pensando na melhor estratégia de vendas ou de marketing, por exemplo, uma vez que todos os produtos terão valores já estabelecidos;
  • Posicionamento: ao reconhecer o valor justo e adequado para cada mercadoria, você posiciona seu e-commerce de maneira mais efetiva no mercado. Isso ocorre porque seu negócio se torna referência para os clientes, e isso o ajudará a se destacar diante da concorrência;
  • Economia: a precificação correta evita que sua empresa se prejudique com custos desnecessários. Realizando um estudo detalhado no início para estabelecer o menor preço, é possível identificar quais despesas atreladas não agregam ao valor do produto e, assim, é possível eliminá-las.

Precificação – as vantagens de contratar uma assessoria contábil

A tarefa de precificar não é tão fácil quanto parece. Além da análise de diversos fatores ambientais, é preciso realizar cálculos precisos e adequados que levem em consideração as variáveis existentes para cada produto.

Por esse motivo, recomendamos fortemente que você procure por um escritório de contabilidade de confiança para ajudá-lo nessa tarefa.

Praticar um preço justo e adequado a cada situação é crucial para o estabelecimento de sua marca no mercado. Por isso, não dispense o apoio de bons profissionais nessa etapa.

Nós – da RT Count – nos preocupamos com o seu sucesso

Como podemos perceber, a precificação é uma tarefa vital para o estabelecimento e para a manutenção de qualquer negócio.

Praticar um preço inadequado, para mais ou para menos, pode prejudicar terminantemente sua estratégia de vendas.

Essa atividade não consiste somente em efetuar cálculos e em estabelecer metas. É necessário que haja uma equipe multidisciplinar, trabalhando em conjunto, de maneira eficiente e realista.

Não hesite em ter ao seu lado parceiros experientes da área contábil. 

Não somente nas análises de cálculos ou de valores, mas também na otimização de processos e de custos, é fundamental contar com uma assessoria assertiva e atenta aos seus projetos.

Conte para a gente nos comentários: como você faz a precificação do seu e-commerce? Quais as variáveis mais analisadas? E as estratégias mais utilizadas? 

No mundo dos empreendedores, é preciso que haja apoio e companheirismo em cada etapa. 

Clique aqui e saiba como nós, da RT Count, vamos ajudar você nesse assunto.

Conte conosco para ajudar você na precificação no e-commerce!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.

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