Problemas do e-commerce: saiba quais são e como evitá-los
Índice
ToggleConheça um pouco dos contratempos que os empresários de e-commerce podem enfrentar e entenda que nem sempre a culpa vem apenas de um lado, mas que é possível contornar as dificuldades e alcançar maior lucratividade com o seu negócio.
Leia as informações abaixo com atenção.
Você já ouviu falar sobre e-commerce, mas não sabe bem o que é ou como funciona?
E-commerce é o comércio eletrônico onde você compra e vende online, a famosa loja virtual.
E para que serve? Ele serve como um ponto comercial de vendas, mas digital.
Será que encontramos problemas no e-commerce? Vamos ver, continue conosco e descubra!
Problemas do e-commerce e da logística: saiba mais
Bom, tudo começa quando o pedido é feito no site marketing place.
Esse pedido vai aparecer no painel de vendas do e-commerce; alguns como aprovados, outros esperando compensação e outros com risco de fraude.
Esses com riscos de fraude são encaminhados para análise de risco, sendo esse um dos problemas do e-commerce.
Quando aprovados, são encaminhados para o faturamento a fim de emitir a nota fiscal e o pedido é liberado para venda.
No caso dos marketplaces, normalmente essa plataforma já está integrada com o correio e emite uma etiqueta de postagem, chamada PLP.
Logo, de posse do pedido da nota fiscal e da PLP, o pedido vai para o estoque.
Ele será separado, conferido, embalado e ficará à disposição das transportadoras
São elas que fazem a coleta dessas mercadorias ou encomendas.
Os pedidos de produtos maiores, aqueles que o correio não transporta, são enviados por transportadoras com emissão de CTE, exceto a logística reversa.
Os maiores problemas em relação à logística estão nos feriados de fins de semana prolongados, pois, nesse período, acontecem muitas compras que deverão ser separadas na segunda-feira.
Sendo assim, é preciso ter rapidez para embalar tudo que acumulou.
É nesses momentos que é necessário ter muito cuidado para não embalar errado ou com informação errada.
Produtos trocados acabam voltando, trazendo transtornos para o cliente e diminuindo as possibilidades de novas transações no seu e-commerce.
Evitar esse tipo de problema vai ajudar a manter um relacionamento sólido com o cliente, aumentando as chances de fidelização.
Algumas dicas para você para evitar problemas no e-commerce
Uma dica para você que trabalha com e-commerce é que, se o correio disponibiliza 4 dias para a entrega do produto, o seu o e-commerce deve oferecer 6 dias para não ocorrer atrasos e até mesmo chegar antes do prazo e satisfazer seu cliente.
É comum ocorrer problemas relacionados à logística, especialmente no que diz respeito às transportadoras, veja alguns exemplos:
- Mercadorias avariadas;
- Perda de mercadorias;
- Entrega no endereço errado;
- Produtos danificados;
- Extraviados;
- Furtados.
Infelizmente, isso é muito comum e traz prejuízos para o seu negócio.
Muitas vezes, algumas transportadoras usam de má fé, pois já sabem que danificaram o produto e mesmo assim entregam ao cliente.
Esse, por sua vez, recebe a mercadoria, mas fica insatisfeito com a entrega e efetua a reclamação, enfrentando uma série de transtornos e colocando a culpa na loja.
Dessa forma, o cliente, o correio e a transportadora entram em uma briga indesejada, mas é necessário resolver o problema.
E assim, tornar-se expert no atendimento ao cliente e aos prestadores de serviços.
Outro problema muito comum no dia a dia de e-commerces são os produtos comprados no site.
Muitas vezes, a mercadoria, mesmo que haja uma descrição, chega diferente.
Como, por exemplo, com a cor diferente ou com algum detalhe faltando.
Por isso, tenha todo cuidado na hora de embalar os produtos para que seu cliente receba o que realmente comprou.
Cadastro e descrição
Esse problema entre a descrição do cadastro e o produto físico é bem comum.
Por isso, é muito importante fazer o cadastro dos produtos com atenção aos detalhes.
Preocupe-se com a cor e demais pormenores que fazem a diferença e chamarão a atenção do seu cliente.
Tome todos os cuidados para não perder a credibilidade e evitar manchas na imagem da sua empresa.
Além disso, fique atento a outro problema muito comum: a falta de produto em estoque.
Isso acontece porque muitos produtos são vendidos em vários lugares ao mesmo tempo.
Sendo assim, é importante dar baixa na venda a fim de atualizar o sistema e evitar que um produto fique disponível, quando na verdade não há mais em estoque.
E, até chegar a reposição, o cliente terá que esperar, resultando em reclamação e insatisfação, além de maior oportunidade de venda para o seu concorrente.
Com relação ao envio Full, para quem não conhece, trata-se de um galpão logístico em São Paulo, administrado pelo Mercado Livre.
Esse lugar é destinado ao estoque de produtos comercializados por um dos maiores e-commerces do mundo.
Ou seja, após a compra do produto, o fornecedor faz o cadastro no Mercado Livre e o encaminha para o galpão.
O Mercado Livre faz toda a logística, desde receber o produto até a emissão da nota e o envio para o cliente.
Transportadoras
Atualmente, é fundamental ter mais de uma transportadora no seu negócio.
Anteriormente, quase tudo era entregue pelos Correios, mas a empresa foi perdendo espaço, além de elevar preços e atrasar entregas.
O que resulta em muita insatisfação por parte do cliente e, consequentemente, interfere no sucesso do seu e-commerce.
Sendo assim, outras transportadoras foram ganhando espaço e força.
Por isso, a dica é: pesquise e veja quais transportadoras se encaixam com os serviços do seu e-commerce.
Problemas no e-commerce: vamos conhecer 5 deles
Vamos conhecer os pontos que se tornaram os cinco maiores erros que acontecem e causam problemas no e-commerce.
Vamos aprender a evitar esses erros e fugir do fracasso a fim de aumentar as chances de sucesso.
Vamos analisar sem ordem de prioridade, mas com muita atenção e, assim, evitar que eles aconteçam com você.
1. Não formalização do seu e-commerce
A informalidade acontece muito!
No entanto, embora a abertura do seu negócio seja como qualquer outra, você precisa registrá-lo, ou seja, adquirir um CNPJ e cumprir todas as outras formalidades.
Além disso, sem registro você não poderá emitir notas fiscais, o que deixa seu e-commerce em situação complicada e na mira dos órgãos fiscalizadores.
Portanto, procure um profissional contábil para auxiliar você nessa tarefa.
2. Não dar atenção especial ao cliente
Outro erro é esquecer o cliente e focar no produto. É preciso ter um relacionamento com seu cliente, por isso, invista em ações de marketing voltadas para esse fim.
Entenda seu público-alvo, foque no cliente, ofereça produtos e soluções que o ajudem e conquiste-o, garantindo maior proximidade com ele.
3. Esperar que a mágica aconteça
Existem pessoas que ignoram o marketing digital e acreditam que, por estarem na internet, tudo vai acontecer num passe de mágica – eis mais um problema no e-commerce.
Você deve se movimentar para fazer sua loja virtual aparecer, tenha em mente que nada vai acontecer do dia para noite.
Portanto, será preciso investir em marketing digital e aproveitar as melhores estratégias para alcançar os resultados esperados.
Se isso não acontecer, você não vende, não cresce e não vai conseguir se manter por muito tempo.
4. Escolher mal os seus fornecedores
Esse é um erro gravíssimo: escolher produtos e fornecedores sem antes buscar informações sobre eles.
Nunca faça negócio com o primeiro fornecedor; faça uma lista de peças para conhecer o produto, veja aquilo que realmente vai atender sua loja virtual e evite problemas no seu e-commerce.
5. Cálculo errado do preço
Algumas pessoas não erram nos itens citados acima, mas erram na precificação de seus produtos.
Isso é um erro gravíssimo, pois pode comprometer gravemente suas finanças.
Portanto, veja a relação de custos e procure ajuda para evitar esse erro que traz problemas para o seu e-commerce.
Esses são alguns erros que trazem problemas tanto para você quanto para o seu cliente.
RT Count: somos especialistas em e-commerce e vamos ajudar você a tomar decisões inteligentes no seu negócio
Problemas podem acontecer em qualquer negócio, sendo assim, é preciso ficar atento.
Procure sempre ajuda, começando por um profissional de contabilidade para registrar seu e-commerce e cuidar das questões burocráticas.
Clique aqui e entenda com mais detalhes sobre como nós, da RT Count, vamos ajudar você!
Evite problemas no seu e-commerce!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.
Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!