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Problemas do e-commerce: saiba quais são e como evitá-los

Conheça um pouco dos contratempos que os empresários de e-commerce podem enfrentar e entenda que nem sempre a culpa vem apenas de um lado, mas que é possível contornar as dificuldades e alcançar maior lucratividade com o seu negócio. 

Leia as informações abaixo com atenção.

Você já ouviu falar sobre e-commerce, mas não sabe bem o que é ou como funciona?

E-commerce é o comércio eletrônico onde você compra e vende online, a famosa loja virtual.

E para que serve? Ele serve como um ponto comercial de vendas, mas digital. 

Será que encontramos problemas no e-commerce? Vamos ver, continue conosco e descubra!

Problemas do e-commerce e da logística: saiba mais

Bom, tudo começa quando o pedido é feito no site marketing place. 

Esse pedido vai aparecer no painel de vendas do e-commerce; alguns como aprovados, outros esperando compensação e outros com risco de fraude.

Esses com riscos de fraude são encaminhados para análise de risco, sendo esse um dos problemas do e-commerce.

Quando aprovados, são encaminhados para o faturamento a fim de emitir a nota fiscal e o pedido é liberado para venda. 

No caso dos marketplaces, normalmente essa plataforma já está integrada com o correio e emite uma etiqueta de postagem, chamada PLP.

Logo, de posse do pedido da nota fiscal e da PLP, o pedido vai para o estoque. 

Ele será separado, conferido, embalado e ficará à disposição das transportadoras

São elas que fazem a coleta dessas mercadorias ou encomendas. 

Os pedidos de produtos maiores, aqueles que o correio não transporta, são enviados por transportadoras com emissão de CTE, exceto a logística reversa.

Os maiores problemas em relação à logística estão nos feriados de fins de semana prolongados, pois, nesse período, acontecem muitas compras que deverão ser separadas na segunda-feira.

Sendo assim, é preciso ter rapidez para embalar tudo que acumulou.

É nesses momentos que é necessário ter muito cuidado para não embalar errado ou com informação errada. 

Produtos trocados acabam voltando, trazendo transtornos para o cliente e diminuindo as possibilidades de novas transações no seu e-commerce.

Evitar esse tipo de problema vai ajudar a manter um relacionamento sólido com o cliente, aumentando as chances de fidelização.

Algumas dicas para você para evitar problemas no e-commerce

Uma dica para você que trabalha com e-commerce é que, se o correio disponibiliza 4 dias para a entrega do produto, o seu o e-commerce deve oferecer 6 dias para não ocorrer atrasos e até mesmo chegar antes do prazo e satisfazer seu cliente.

É comum ocorrer problemas relacionados à logística, especialmente no que diz respeito às transportadoras, veja alguns exemplos:

  • Mercadorias avariadas;
  • Perda de mercadorias;
  • Entrega no endereço errado;
  • Produtos danificados;
  • Extraviados;
  • Furtados.

Infelizmente, isso é muito comum e traz prejuízos para o seu negócio.

Muitas vezes, algumas transportadoras usam de má fé, pois já sabem que danificaram o produto e mesmo assim entregam ao cliente.

Esse, por sua vez, recebe a mercadoria, mas fica insatisfeito com a entrega e efetua a reclamação, enfrentando uma série de transtornos e colocando a culpa na loja.

Dessa forma, o cliente, o correio e a transportadora entram em uma briga indesejada, mas é necessário resolver o problema.

E assim, tornar-se expert no atendimento ao cliente e aos prestadores de serviços.

Outro problema muito comum no dia a dia de e-commerces são os produtos comprados no site.

Muitas vezes, a mercadoria, mesmo que haja uma descrição, chega diferente.

Como, por exemplo, com a cor diferente ou com algum detalhe faltando.

Por isso, tenha todo cuidado na hora de embalar os produtos para que seu cliente receba o que realmente comprou.

Cadastro e descrição

Esse problema entre a descrição do cadastro e o produto físico é bem comum.

Por isso, é muito importante fazer o cadastro dos produtos com atenção aos detalhes.

Preocupe-se com a cor e demais pormenores que fazem a diferença e chamarão a atenção do seu cliente. 

Tome todos os cuidados para não perder a credibilidade e evitar manchas na imagem da sua empresa. 

Além disso, fique atento a outro problema muito comum: a falta de produto em estoque. 

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Isso acontece porque muitos produtos são vendidos em vários lugares ao mesmo tempo. 

Sendo assim, é importante dar baixa na venda a fim de atualizar o sistema e evitar que um produto fique disponível, quando na verdade não há mais em estoque. 

E, até chegar a reposição, o cliente terá que esperar, resultando em reclamação e insatisfação, além de maior oportunidade de venda para o seu concorrente.

Com relação ao envio Full, para quem não conhece, trata-se de um galpão logístico em São Paulo, administrado pelo Mercado Livre.

Esse lugar é destinado ao estoque de produtos comercializados por um dos maiores e-commerces do mundo.  

Ou seja, após a compra do produto, o fornecedor faz o cadastro no Mercado Livre e o encaminha para o galpão.

O Mercado Livre faz toda a logística, desde receber o produto até a emissão da nota e o envio para o cliente.

Transportadoras

Atualmente, é fundamental ter mais de uma transportadora no seu negócio. 

Anteriormente, quase tudo era entregue pelos Correios, mas a empresa foi perdendo espaço, além de elevar preços e atrasar entregas. 

O que resulta em muita insatisfação por parte do cliente e, consequentemente, interfere no sucesso do seu e-commerce. 

Sendo assim, outras transportadoras foram ganhando espaço e força. 

Por isso, a dica é: pesquise e veja quais transportadoras se encaixam com os serviços do seu e-commerce.

Problemas no e-commerce: vamos conhecer 5 deles

Vamos conhecer os pontos que se tornaram os cinco maiores erros que acontecem e causam problemas no e-commerce.

Vamos aprender a evitar esses erros e fugir do fracasso a fim de aumentar as chances de sucesso.

Vamos analisar sem ordem de prioridade, mas com muita atenção e, assim, evitar que eles aconteçam com você.

1. Não formalização do seu e-commerce

A informalidade acontece muito! 

No entanto, embora a abertura do seu negócio seja como qualquer outra, você precisa registrá-lo, ou seja, adquirir um CNPJ e cumprir todas as outras formalidades. 

Além disso, sem registro você não poderá emitir notas fiscais, o que deixa seu e-commerce em situação complicada e na mira dos órgãos fiscalizadores. 

Portanto, procure um profissional contábil para auxiliar você nessa tarefa. 

2. Não dar atenção especial ao cliente 

Outro erro é esquecer o cliente e focar no produto. É preciso ter um relacionamento com seu cliente, por isso, invista em ações de marketing voltadas para esse fim. 

Entenda seu público-alvo, foque no cliente, ofereça produtos e soluções que o ajudem e conquiste-o, garantindo maior proximidade com ele. 

3. Esperar que a mágica aconteça 

Existem pessoas que ignoram o marketing digital e acreditam que, por estarem na internet, tudo vai acontecer num passe de mágica – eis mais um problema no e-commerce. 

Você deve se movimentar para fazer sua loja virtual aparecer, tenha em mente que nada vai acontecer do dia para noite.

Portanto, será preciso investir em marketing digital e aproveitar as melhores estratégias para alcançar os resultados esperados. 

Se isso não acontecer, você não vende, não cresce e não vai conseguir se manter por muito tempo. 

4. Escolher mal os seus fornecedores 

Esse é um erro gravíssimo: escolher produtos e fornecedores sem antes buscar informações sobre eles. 

Nunca faça negócio com o primeiro fornecedor; faça uma lista de peças para conhecer o produto, veja aquilo que realmente vai atender sua loja virtual e evite problemas no seu e-commerce.          

5. Cálculo errado do preço 

Algumas pessoas não erram nos itens citados acima, mas erram na precificação de seus produtos. 

Isso é um erro gravíssimo, pois pode comprometer gravemente suas finanças. 

Portanto, veja a relação de custos e procure ajuda para evitar esse erro que traz problemas para o seu e-commerce.

Esses são alguns erros que trazem problemas tanto para você quanto para o seu cliente.

RT Count: somos especialistas em e-commerce e vamos ajudar você a tomar decisões inteligentes no seu negócio

Problemas podem acontecer em qualquer negócio, sendo assim, é preciso ficar atento. 

Procure sempre ajuda, começando por um profissional de contabilidade para registrar seu e-commerce e cuidar das questões burocráticas. 

Clique aqui e entenda com mais detalhes sobre como nós, da RT Count, vamos ajudar você!

Evite problemas no seu e-commerce!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.

Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.

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