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Quais erros você não pode cometer na gestão do orçamento de obras?

orçamento de obras

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Em um projeto de construção, supervisionar o escopo, o cronograma e o orçamento dos projetos é a  principal responsabilidade de um gestor de obras. Destes três, o orçamento, normalmente, requer mais atenção. Afinal, se você se atrapalhar com o orçamento da construção, seu projeto pode ultrapassar o cronograma ou até mesmo ficar incompleto.

Para evitar tais eventos, você deve seguir as melhores práticas e ter o devido conhecimento de quais erros você não pode cometer na gestão do orçamento de obras.  Assim, ao realizar um orçamento para obra, cada detalhe é importante. 

 

Os menores problemas e erros com o orçamento do projeto podem causar um grande aborrecimento para os gerentes, o que é um bom motivo para ir além, ficar um passo à frente com a gestão do orçamento. Sendo assim, existem alguns erros que devem ser evitados para prevenir estouros orçamentários e manter as finanças sob controle. 

 

 

Quais são os principais erros que você não pode cometer no orçamento de obras?

 

 1-  Estimativas imprecisas

 

Uma grande proporção de erros orçamentários ocorre durante a fase de estimativa, quando os gerentes não conseguem definir cronogramas e orçamentos com precisão. Estimativas imprecisas podem ser um problema quando o projeto está no meio do caminho, porque pouco pode ser feito a respeito. A melhor maneira de evitar a situação é resistir à tentação de lances baixos.

 

Apressar as estimativas também é a abordagem errada porque a empresa pode acabar perdendo seus lucros e reputação quando o orçamento der errado mais tarde. 

 

Buscar a orientação de um especialista para estimativas precisas pode ajudar, enquanto a implementação do gerenciamento de projetos de obra pode trazer benefícios de longo prazo para os negócios.

 

2 –  Falta de comunicação com o cliente

 

Outra questão orçamentária que pode colocar um gerente de projeto em apuros é a falta de comunicação adequada com o cliente. Às vezes, lacunas na comunicação mútua podem levar a desastres. Acordos verbais são a pior maneira de lidar com projetos que podem ter repercussões de longo prazo.

 

Definir um escopo de trabalho completo no contrato também ajuda muito a evitar expectativas incompatíveis. É igualmente vital ter uma ferramenta de comunicação que assegure uma estreita colaboração com clientes e partes interessadas ao longo do projeto.

 

Compartilhe uma declaração detalhada do documento de trabalho com seu cliente para evitar falhas de comunicação. Na declaração de trabalho, defina as metas, diretrizes, entregas, cronogramas e custos do projeto para que você e seu cliente estejam na mesma página em termos de expectativas. Além disso, antes de iniciar o trabalho, assine um contrato, que servirá como um registro de compromisso tanto para você quanto para o seu cliente.

 

3 – Problemas de gerenciamento

 

Às vezes, problemas administrativos e de gerenciamento podem fazer com que os orçamentos do projeto fiquem descontrolados. 

 

Por exemplo, o gerenciamento inadequado de turnos pode causar sérios atrasos ou um subcontratado pode perder um prazo, levando a problemas monetários. Esses problemas podem parecer pequenos em níveis individuais, mas podem causar grandes estouros de orçamento e atrasos catastróficos para todo o projeto.

 

O erro é fácil de resolver obtendo alguma ajuda adicional com gerenciamento de projetos e tarefas administrativas. A implementação de ferramentas de software também pode ajudar muito a manter as coisas no caminho certo.

 

 4 –  Atrasos e prazos perdidos

 

Outras preocupações que os gerentes de projeto encontram com mais frequência são atrasos e prazos perdidos. Surpreendentemente, eles podem afetar significativamente a gestão do orçamento. 

 

Seja qual for o motivo, atrasos podem atrapalhar os orçamentos porque tempo é dinheiro neste setor. Faz sentido ir além para garantir a conclusão das tarefas dentro dos prazos. Simplificar os processos é a abordagem certa, simultaneamente, em que oferecer incentivos também ajuda.

 

5 – Não contabilizar eventos inesperados

 

Eventos inesperados, como ampliação do escopo e pedidos de alteração, estão entre as causas mais comuns de estouros de orçamento. Esses eventos inesperados provavelmente acontecerão mesmo com os melhores projetos e gerentes fazendo todo o possível para cumprir as especificações e expectativas compartilhadas pelos clientes. Os gerentes que não consideram a possibilidade de tais eventos geralmente acabam cometendo grandes erros orçamentários porque custam dinheiro.

 

Ter um plano para lidar com tais contingências é a chave para lidar com elas de forma eficaz. Em primeiro lugar, os gerentes precisam se concentrar na prevenção do desvio de escopo e alterar pedidos trabalhando diligentemente. Documentação robusta e comunicação com os clientes podem fazer toda a diferença. Também é essencial garantir que os contratos incluam alguma responsabilidade financeira para o cliente caso surjam alterações injustificadas.

 

6 – planejamento inadequado do projeto

 

Se você não gastar tempo suficiente para planejar seu projeto, há uma boa chance de superar o orçamento, mesmo que você tenha uma estimativa de construção precisa. Isso porque você não saberá com certeza se há problemas como falhas de projeto de construção, planejamento de capacidade impreciso, interdependências de tarefas não identificadas, desvio de escopo ou atrasos de permissão até que você esteja bem adiantado no projeto.

 

O planejamento inadequado pode não apenas causar atrasos no projeto e estourar seu orçamento de construção, mas também resultar em ações judiciais de clientes por divergências sobre o tipo de trabalho esperado. Portanto, o planejamento é uma tarefa que você precisa marcar em sua lista antes de iniciar qualquer trabalho de projeto.

 

Dicas para um melhor orçamento de construção

 

Agora que você sabe onde seu orçamento de construção pode dar errado, provavelmente você também tem uma ideia do que fazer para evitar esses erros.

 

  •  Primeiro, não apresse o processo de estimativa. Revise o plano completamente e, a partir daí, faça um bom plano, prepare o cronograma e, em seguida, a estimativa.

 

  •  Consulte os fornecedores sobre os preços reais. Revise a matriz salarial para que você possa calcular o orçamento necessário para um custo de mão de obra. Decida se você está comprando ou alugando o equipamento necessário no projeto. Dessa forma, você pode dar valores reais ao seu cliente e não precisar usar seu próprio dinheiro para cobrir o déficit.

 

  •  Contrate um representante legal ao redigir o contrato de construção para garantir que não haja problemas no futuro quando houver necessidade de um pedido de alteração.

 

  •  Use um software de gerenciamento de projetos de construção que o ajude a acompanhar o projeto, esteja ele dentro do cronograma e do orçamento ou não.

 

O orçamento é uma parte importante qualquer projeto. Nenhuma construção pode acontecer sem um orçamento adequado. Mas o orçamento depende da habilidade de acreditar do empreiteiro e do gerente de projeto. 

 

Portanto, tome muito cuidado ao escrever a estimativa durante a fase de planejamento. E quando a construção já começar, fique mais atento aos custos para que você termine o projeto dentro do orçamento e deixe o cliente mais feliz, garantindo assim o seu verdadeiro sucesso.

 

Qual A Relevância Do Planejamento Tributário Para A Saúde Do Seu Negócio?

Conclusão:

 

Os projetos de construção geralmente custam muito, sejam grandes ou pequenos. Portanto, os gerentes precisam acompanhar de perto os orçamentos ao longo de seu andamento até a entrega final ao cliente. 

 

Cada centavo gasto importa e precisa ser contabilizado. Por isso é importante ter cuidado com o orçamento, porque sempre há riscos de as finanças do projeto darem errado por diversos motivos. Isso pode variar de um atraso em um cronograma a uma quebra de equipamento ou um aumento inesperado no custo do material.

 

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de mais informações sobre o assunto, conte conosco, da Rtcount.

 

Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.

 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website. Caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.

 

Em um projeto de construção, supervisionar o escopo, o cronograma e o orçamento dos projetos é a  principal responsabilidade de um gestor de obras. Destes três, o orçamento, normalmente, requer mais atenção. Afinal, se você se atrapalhar com o orçamento da construção, seu projeto pode ultrapassar o cronograma ou até mesmo ficar incompleto.

Para evitar tais eventos, você deve seguir as melhores práticas e ter o devido conhecimento de quais erros você não pode cometer na gestão do orçamento de obras.  Assim, ao realizar um orçamento para obra, cada detalhe é importante. 

 

Os menores problemas e erros com o orçamento do projeto podem causar um grande aborrecimento para os gerentes, o que é um bom motivo para ir além, ficar um passo à frente com a gestão do orçamento. Sendo assim, existem alguns erros que devem ser evitados para prevenir estouros orçamentários e manter as finanças sob controle. 

 

 

Quais são os principais erros que você não pode cometer no orçamento de obras?

 

 1-  Estimativas imprecisas

 

Uma grande proporção de erros orçamentários ocorre durante a fase de estimativa, quando os gerentes não conseguem definir cronogramas e orçamentos com precisão. Estimativas imprecisas podem ser um problema quando o projeto está no meio do caminho, porque pouco pode ser feito a respeito. A melhor maneira de evitar a situação é resistir à tentação de lances baixos.

 

Apressar as estimativas também é a abordagem errada porque a empresa pode acabar perdendo seus lucros e reputação quando o orçamento der errado mais tarde. 

 

Buscar a orientação de um especialista para estimativas precisas pode ajudar, enquanto a implementação do gerenciamento de projetos de obra pode trazer benefícios de longo prazo para os negócios.

 

2 –  Falta de comunicação com o cliente

 

Outra questão orçamentária que pode colocar um gerente de projeto em apuros é a falta de comunicação adequada com o cliente. Às vezes, lacunas na comunicação mútua podem levar a desastres. Acordos verbais são a pior maneira de lidar com projetos que podem ter repercussões de longo prazo.

 

Definir um escopo de trabalho completo no contrato também ajuda muito a evitar expectativas incompatíveis. É igualmente vital ter uma ferramenta de comunicação que assegure uma estreita colaboração com clientes e partes interessadas ao longo do projeto.

 

Compartilhe uma declaração detalhada do documento de trabalho com seu cliente para evitar falhas de comunicação. Na declaração de trabalho, defina as metas, diretrizes, entregas, cronogramas e custos do projeto para que você e seu cliente estejam na mesma página em termos de expectativas. Além disso, antes de iniciar o trabalho, assine um contrato, que servirá como um registro de compromisso tanto para você quanto para o seu cliente.

 

3 – Problemas de gerenciamento

 

Às vezes, problemas administrativos e de gerenciamento podem fazer com que os orçamentos do projeto fiquem descontrolados. 

 

Por exemplo, o gerenciamento inadequado de turnos pode causar sérios atrasos ou um subcontratado pode perder um prazo, levando a problemas monetários. Esses problemas podem parecer pequenos em níveis individuais, mas podem causar grandes estouros de orçamento e atrasos catastróficos para todo o projeto.

 

O erro é fácil de resolver obtendo alguma ajuda adicional com gerenciamento de projetos e tarefas administrativas. A implementação de ferramentas de software também pode ajudar muito a manter as coisas no caminho certo.

 

 4 –  Atrasos e prazos perdidos

 

Outras preocupações que os gerentes de projeto encontram com mais frequência são atrasos e prazos perdidos. Surpreendentemente, eles podem afetar significativamente a gestão do orçamento. 

 

Seja qual for o motivo, atrasos podem atrapalhar os orçamentos porque tempo é dinheiro neste setor. Faz sentido ir além para garantir a conclusão das tarefas dentro dos prazos. Simplificar os processos é a abordagem certa, simultaneamente, em que oferecer incentivos também ajuda.

 

5 – Não contabilizar eventos inesperados

 

Eventos inesperados, como ampliação do escopo e pedidos de alteração, estão entre as causas mais comuns de estouros de orçamento. Esses eventos inesperados provavelmente acontecerão mesmo com os melhores projetos e gerentes fazendo todo o possível para cumprir as especificações e expectativas compartilhadas pelos clientes. Os gerentes que não consideram a possibilidade de tais eventos geralmente acabam cometendo grandes erros orçamentários porque custam dinheiro.

 

Ter um plano para lidar com tais contingências é a chave para lidar com elas de forma eficaz. Em primeiro lugar, os gerentes precisam se concentrar na prevenção do desvio de escopo e alterar pedidos trabalhando diligentemente. Documentação robusta e comunicação com os clientes podem fazer toda a diferença. Também é essencial garantir que os contratos incluam alguma responsabilidade financeira para o cliente caso surjam alterações injustificadas.

 

6 – planejamento inadequado do projeto

 

Se você não gastar tempo suficiente para planejar seu projeto, há uma boa chance de superar o orçamento, mesmo que você tenha uma estimativa de construção precisa. Isso porque você não saberá com certeza se há problemas como falhas de projeto de construção, planejamento de capacidade impreciso, interdependências de tarefas não identificadas, desvio de escopo ou atrasos de permissão até que você esteja bem adiantado no projeto.

 

O planejamento inadequado pode não apenas causar atrasos no projeto e estourar seu orçamento de construção, mas também resultar em ações judiciais de clientes por divergências sobre o tipo de trabalho esperado. Portanto, o planejamento é uma tarefa que você precisa marcar em sua lista antes de iniciar qualquer trabalho de projeto.

 

Dicas para um melhor orçamento de construção

 

Agora que você sabe onde seu orçamento de construção pode dar errado, provavelmente você também tem uma ideia do que fazer para evitar esses erros.

 

  •  Primeiro, não apresse o processo de estimativa. Revise o plano completamente e, a partir daí, faça um bom plano, prepare o cronograma e, em seguida, a estimativa.

 

  •  Consulte os fornecedores sobre os preços reais. Revise a matriz salarial para que você possa calcular o orçamento necessário para um custo de mão de obra. Decida se você está comprando ou alugando o equipamento necessário no projeto. Dessa forma, você pode dar valores reais ao seu cliente e não precisar usar seu próprio dinheiro para cobrir o déficit.

 

  •  Contrate um representante legal ao redigir o contrato de construção para garantir que não haja problemas no futuro quando houver necessidade de um pedido de alteração.

 

  •  Use um software de gerenciamento de projetos de construção que o ajude a acompanhar o projeto, esteja ele dentro do cronograma e do orçamento ou não.

 

O orçamento é uma parte importante qualquer projeto. Nenhuma construção pode acontecer sem um orçamento adequado. Mas o orçamento depende da habilidade de acreditar do empreiteiro e do gerente de projeto. 

 

Portanto, tome muito cuidado ao escrever a estimativa durante a fase de planejamento. E quando a construção já começar, fique mais atento aos custos para que você termine o projeto dentro do orçamento e deixe o cliente mais feliz, garantindo assim o seu verdadeiro sucesso.

 

Qual A Relevância Do Planejamento Tributário Para A Saúde Do Seu Negócio?

Conclusão:

 

Os projetos de construção geralmente custam muito, sejam grandes ou pequenos. Portanto, os gerentes precisam acompanhar de perto os orçamentos ao longo de seu andamento até a entrega final ao cliente. 

 

Cada centavo gasto importa e precisa ser contabilizado. Por isso é importante ter cuidado com o orçamento, porque sempre há riscos de as finanças do projeto darem errado por diversos motivos. Isso pode variar de um atraso em um cronograma a uma quebra de equipamento ou um aumento inesperado no custo do material.

 

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de mais informações sobre o assunto, conte conosco, da Rtcount.

 

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Estamos apenas te esperando.

 

 

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