Sua contabilidade em um nível mais alto!

Qual a relevância do planejamento tributário para a saúde do seu negócio?

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

 

Os impostos podem ser uma grande fonte de estresse para muitas pessoas, mas, com um planejamento tributário adequado, você poderá reduzir sua carga tributária ou obter um reembolso maior  e assim verá que na verdade, os impostos não precisam causar tanta dor de cabeça assim. Em média, os tributos comprometem cerca de 1/3 das receitas da empresa, por isso é necessário olhar com muita atenção para o Planejamento Tributário e a sua função estratégica na preservação das empresas, sejam elas pequenas, médias, ou de grande porte. Hoje nós vamos te mostrar a relevância do planejamento tributário para a saudade da sua empresa!

 

Sem uma visão adequada, muitos contribuintes perdem potenciais benefícios fiscais e pagam mais do que o necessário, o que impacta diretamente na lucratividade do negócio. Um planejamento tributário cuidadoso é vital para qualquer estratégia de gestão de gestão, pois ele pode te ajudar a economizar para um fundo de aposentadoria, expandir seu pequeno negócio, maximizar sua renda e até mesmo te proteger de penalidades legais, entre outras vantagens. Continue lendo para saber o que o planejamento tributário envolve, seus benefícios potenciais e como começar.

 

O que é um planejamento tributário?

 

Entender o que é planejamento tributário é um dos aspectos mais importantes do planejamento financeiro. É uma prática em que se analisa sua situação financeira com base no ponto de vista da eficiência tributária para investir e utilizar os recursos de forma otimizada. Planejamento tributário significa redução da responsabilidade tributária por meio de isenções, deduções e benefícios.

 

Importante ressaltar que estamos falando da aplicação de práticas legais para diminuir a incidência da carga tributária por meio da adoção anual de algum sistema de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real etc.).

 

Se a carga de tributos é muito alta, precisamos tomar decisões e escolhas legais que vão impactar na forma de pagar os tributos e nos valores recolhidos.

 

O planejamento tributário permite, além da redução de tributos, o adiamento do pagamento sem ocorrência de multas e a incidência do seu fato gerador, ou seja, a obrigação do pagamento de determinado tributo.

 

Tipos de planejamento tributário: 

 

Planejamento Operacional

 

Podemos considerar o planejamento operacional como um planejamento de curto prazo. Elaborado para períodos de 3 a 6 meses, tem como objetivo a conformidade com a lei para cumprir as obrigações da empresa, através da escrituração e o pagamento dos tributos dentro do prazo. 

 

Por isso, é tão importante mapear processos e estabelecer rotinas de execução, acompanhamento, análise e até mesmo arquivamento. Definindo as responsabilidades de cada pessoa envolvida no processo.

 

Planejamento Estratégico

 

O planejamento estratégico é o processo onde são definidos os resultados esperados a longo prazo, devendo ser elaborado para o período de 5 a 10 anos, levando em consideração a projeção do futuro do negócio, e contribui para a definição da visão, missão, e valores da organização.

 

Uma das características dele são as revisões constantes, já que estamos tratando de um planejamento longo que precisa de cuidados para não se tornar obsoleto.

 

É levado em consideração os fatores internos e externos à empresa, pensando na melhor alocação dos recursos de forma que resultem em benefícios para o negócio. Nesse planejamento, por exemplo, é onde se define o tipo de regime tributário que será mais adequado para o enquadramento da empresa, através de métodos como: localização, estrutura de capital e ramo do negócio.

 

Planejamento Tático

 

Trata-se do planejamento de médio prazo, onde deve ser feito de 1 a 3 anos. No planejamento tático temos uma visão global da organização utilizada no planejamento estratégico.

 

Todos os setores envolvidos com o planejamento operacional precisam entender os seus objetivos, para que o planejamento tributário seja bem executado.

 

O planejamento estratégico elabora as decisões e projeções para a empresa como um todo, e o tático traduz esses planos para cada setor.

 

Por que o planejamento tributário é tão relevante para a saúde da sua empresa?

 

O planejamento tributário tem um  papel fundamental na superação do custo de vida e na maximização dos retornos do valor do investimento. Dar início ao planejamento tributário mais cedo permite que a empresa coloque mais estratégias para maximizar a economia tributária e garantir que a lucratividade e saúde financeira do negócio não sejam atingidas.

 

Os principais benefícios do planejamento empresarial estão incluídos na definição acima. Você minimizará o que deve a receita federal. A longo prazo, isso ajuda sua empresa a atingir suas metas financeiras com mais facilidade. Aqui está um breve resumo de alguns dos benefícios que um bom planejamento vai te oferecer:

 

  • Maior controle sobre pagamentos
  • Redução de alíquotas
  • Redução de notas fiscais
  • Benefício total dos créditos fiscais
  • Uso da legislação de isenção de impostos
  • Controle sobre os prazos de pagamento

 

É importante lembrar que a regularização tributária está constantemente em mudança, portanto, você deve revisar sua estratégia com frequência para garantir que está usando todas as possibilidades disponíveis.

 

De forma mais direta e detalhada os principais benefícios de ter um planejamento tributário como aliado é:

 

Redução de gastos e evitar pagamentos desnecessários

 

Segundo o IBGE (2020), 95% das empresas pagam tributos indevidamente. Esse número tão elevado de empresas que pagam tributos indevidos, acontece por falta de planejamento tributário e do excesso de burocracia e de normas tributárias existentes hoje no Brasil.

 

Por isso, podemos afirmar que é inviável para uma empresa que pretende se manter competitiva no mercado, iniciar o ano sem um bom planejamento tributário em mãos. 

 

Uma nova área ou ferramenta de gerenciamento estratégico

 

Muitas empresas não possuem a capacidade analítica e o conhecimento de entender que em alguns casos, uma mudança do Simples Nacional para o Lucro Presumido, por exemplo, pode mudar o rumo do negócio.

 

O ideal é que toda empresa entenda que esse trabalho não pode ficar restrito ao início ou fim de ano, é preciso fazer essa revisão pelo menos a cada seis meses ou sempre que houver uma alteração no faturamento da empresa.

 

Dessa forma, ter um parceiro que consiga entregar um acompanhamento de perto da realidade do negócio e fornecer relatórios que facilitem a tomada de decisão, é o caminho ideal.

 

Maior controle do fluxo de caixa

 

Ter um fluxo de caixa previsível e controlado é o sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo? 

 

A execução e o acompanhamento do planejamento tributário vão impactar diretamente no seu fluxo de caixa, pois durante o estudo realizado para a estruturação do plano, um dos métodos de avaliação é a receita da empresa. 

 

Ser tributado de acordo com a faixa de receita e recebimento da empresa, certamente trará mais equilíbrio para o seu fluxo de caixa.

 

Previsibilidade dos tributos a pagar

 

Ter previsibilidade significa ter toda a situação tributária e financeira da sua empresa sob controle.

 

Por mais que a sua empresa saiba e entenda o regime tributário atual ou conheça a atividade enquadrada, a tributação pode está onerando demais o seu caixa e tirando a previsibilidade dele.

 

 

A principal característica do planejamento tributário é propor uma tributação menos onerosa e previsível. Um planejamento, no geral, é sobre propor soluções para desafios futuros, mapear e preparar a jornada. 

 

O melhor dos cenários desse planejamento é quando o pagamento de um tributo consegue ser evitado. Dessa forma, você impede o fato gerador e não há no que se falar de obrigação tributária.

 

 

Conclusão: 

 

Ao final deste artigo você entendeu que existem formas  de mensurar os riscos no âmbito tributário, inclusive por meio de ferramentas já presentes no sistema, como o planejamento tributário. 

 

Se você estiver pronto para maximizar seus ganhos e minimizar sua responsabilidade fiscal, considere conversar com nossos especialistas, nós podemos ajudar a reduzir o estresse relacionado a impostos e criar um plano que atenda às suas necessidades. Com a ajuda de nossos especialistas fiscais, você pode trabalhar em direção aos seus objetivos financeiros com confiança. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

 

 

 

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.

Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.

Estamos apenas te esperando.

 
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Como gestor e proprietário de um negócio, você precisa fazer…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp