No artigo de hoje vamos falar de um relatório de prestação de contas, não ao Fisco ou governos, mas, sim, para a sociedade em que a empresa está inserida: O Balanço Social. Ele nasceu como uma iniciativa da população e de movimentos sociais para que as organizações prestem contas à sociedade contribuindo para igualdade e desenvolvimento social. Sendo assim,o objetivo do Balanço Social é qualificar e quantificar dados das organizações perante a comunidade, de forma clara e objetiva, referente às atividades praticadas pela organização, que contribuam com o meio em que se encontram inclusive no que se refere a questões ambientais.
Balanço social: o que é?
Índice
ToggleComo já mencionamos, o Balanço Social é uma forma da empresa prestar contas à sociedade e para isso, o relatório apresenta o resultado da organização com relação à responsabilidade social.
No Brasil, esse conceito começou a ganhar popularidade a partir de 1997, tendo como grande entusiasta Herbert de Souza,um sociólogo muito importante na influência da necessidade do balanço social para as empresas. Nesse sentido, podemos definir balanço social como um ato de transparência, de todas as ações sociais, ambientais e econômicas, bem como os impactos de uma organização.
Essas ações de responsabilidade social devem contribuir para duas coisas, que devem estar sempre em mente quando falamos sobre o assunto: a construção de uma sociedade mais justa e a preservação do meio ambiente. Mas é importante notar que essas ações devem ser proativas, indo além daquelas que já são previstas por lei.
Portanto, o Balanço Social é um documento que demonstra que a organização está colaborando para o bem estar da sociedade ao realizar e investir em ações que trazem benefícios para a população e para a natureza.
É importante frisar que o Balanço Social não é apenas saber como fazer um relatório social com as ações sociais apoiadas pela empresa. Muito mais do que isso, o Balanço Social de uma empresa deve estar relacionado ao Planejamento Estratégico. Pois, é no planejamento que a empresa define suas estratégias.
Empresas com responsabilidade social corporativa
Na busca por dinheiro, muitas empresas perderam o contato com o propósito e o impacto . É por isso que empresas altamente lucrativas geralmente têm efeitos devastadores nas comunidades, no meio ambiente e até mesmo em seus próprios funcionários.
Essas empresas fazem o mínimo legal para permanecer no negócio e evitar multas. Muitas de suas políticas são apenas um pedaço de papel, e a ética pode ser facilmente esquecida quando o dinheiro entra em jogo. Seus funcionários são muitas vezes desengajados da empresa e de sua missão, e de seus gerentes e colegas de trabalho.
Com a mudança dos tempos, algumas dessas empresas estão começando a perceber que a falta de responsabilidade social e o descaso com o impacto podem inviabilizar os lucros ou até mesmo afundar a empresa .
A Responsabilidade Social Corporativa é geralmente praticada por empresas que visam o lucro, mas estão atentas ao impacto de suas atividades. Eles podem seguir práticas responsáveis ou redirecionar parte de seus lucros para causas sociais.
As empresas que nutrem e enfatizam o impacto social como um valor central são chamadas de empresas de impacto social. Esses tipos de organizações atendem ou resolvem de forma consciente, sistemática e sustentável as necessidades das comunidades locais ou globais .
Infelizmente, construir um negócio com foco apenas no aspecto do bem social pode ser insustentável. As maiores razões pelas quais esses tipos de organizações falham são a falta de apoio financeiro, falta de networking e marketing e estrutura organizacional inadequada. Por isso, as empresas de impacto social ainda precisam seguir práticas empresariais modernas. Lucro, marketing, equipes fortes, estratégia e experiência em várias áreas são essenciais para o negócio se manter à tona.
Quem deve fazer o Balanço Social?
A Lei Federal nº 11.638/07 estabelece que companhias abertas devem demonstrar, além do fluxo de caixa, a Demonstração do Valor Adicionado.
Companhia aberta: aquela que tem seu capital aberto, ou seja, tem ações negociadas na bolsa de valores.
Demonstração do Valor Adicionado: é um relatório que mostra a riqueza que uma organização produziu em um certo período de tempo, o quanto ela distribuiu essa riqueza e de que maneira.
Lembra que falamos no tópico anterior que o Balanço Social mostra como a organização colaborou e investiu em ações para trazer benefícios para a sociedade e para o meio ambiente? Essas ações devem constar no documento pois são uma das maneiras pelas quais a empresa distribui sua riqueza.
Sendo assim, somente empresas que têm seu capital aberto devem elaborar o Balanço Social, de modo a mostrar a todos os seus investidores e consumidores seu compromisso com a responsabilidade social.
Como fazer um balanço social?
Agora que você já sabe o que é e para que serve um Balanço Social, é hora de aprender a fazer um.
Antes de mais nada é necessário entender que não existe um exemplo de Balanço Social específico a ser seguido na hora de elaborar o relatório, mas existem algumas recomendações.
Sendo assim, é importante observar que o relatório deve ser objetivo, ter informações claras e relevantes, além de seguir a mesma metodologia de pesquisa ano após ano para que seja possível comparar os dados e conter informações verdadeiras que possam ser comprovadas por estudos de entidades que não estejam ligadas à empresa.
O que você deve saber é que todo relatório de Balanço social deve ter os principais indicadores, sendo eles:
- Econômicos: faturamento, folhas de pagamento, tributos, impostos e contribuições;
- Sociais Internos: investimentos nos funcionários, como alimentação, plano de saúde, previdência social, bolsas de estudo, participação nos lucros, entre outros;
- Responsabilidade Social: , investimentos realizados na sociedade e na preservação do meio ambiente.
- Quadro de Funcionários: discriminação sobre a quantidade de funcionários total, número de estagiários, jovens aprendizes etc.
Claro que quanto mais dados melhor, sendo assim, é possível acrescentar outras informações relevantes para demonstrar o compromisso com a sociedade, como de apoio à alguma minoria, como número de funcionários negros e programas para promover a inclusão desse grupo na empresa, por exemplo.
Diferenças entre Balanço Patrimonial e Balanço Social
O Balanço Patrimonial demonstra todos os ativos (bens e direitos) e passivos (dívidas e deveres) da empresa, bem como se o patrimônio acumulado está em ascensão ou declínio. Já o Balanço Social é uma forma da empresa prestar contas à sociedade da sua gestão econômico-social, especialmente focando em seu relacionamento com a comunidade.
Claro, os dois são documentos muito importantes para a prestação de contas e a transparência de uma empresa, mas o Balanço Patrimonial se diferencia por demonstrar o patrimônio da organização, e não seu comprometimento com a sociedade.
No Balanço Patrimonial, que se junta ao Demonstrativo de Fluxo de Caixa e ao Demonstrativo de Resultado de Exercício na lista dos documentos contábeis mais importantes de uma empresa, são demonstrados os bens e as dívidas de um empreendimento, ou seja, seus ativos e passivos, para que seja possível observar se seu patrimônio está em queda ou se tornando maior com o passar do tempo.
Conclusão:
O Balanço Social é um documento muito importante que representa a demonstração dos gastos e investimentos realizados pela empresa para promover um ambiente mais humano, social e sustentável. Dirigidos aos gestores, empregados e à comunidade com que interage, ele é uma maneira de mostrar que as preocupações da organização vão além da esfera patrimonial e vão de encontro à responsabilidade social.
Sabemos que toda e qualquer organização visa ao lucro e, de uma forma indireta, o Balanço Social irá contribuir para isso, já que uma empresa comprometida social e ambientalmente atrai mais investidores, clientes, acionistas e fornecedores.
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.
Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!