Sua contabilidade em um nível mais alto!

Inscrição Estadual: o que é e como saber se a sua empresa precisa?

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

 

Quando empreendedores vão abrir um negócio, muitas questões começam a surgir. Questões burocráticas irão aparecer e podem parecer complexas, além de gerar muitas incertezas. Uma dúvida muito comum é se a empresa irá precisar de Inscrição Estadual.

 

Isso porque, muitos empreendedores ficam em dúvida sobre essa inscrição e a sua obrigação. Pois, ela não é necessária em todos os casos, mas não tê-la, em situações em que ela é exigida, pode trazer alguns problemas para o negócio.

 

Assim, saber como consultar a Inscrição Estadual de uma empresa pode ser útil em muitos casos, especialmente quando você deseja verificar se uma organização é confiável. Afinal, esse registro mostra que a companhia está regularizada.

 

O que é inscrição estadual e para que serve?

 

A Inscrição Estadual serve para o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e emitir Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e). Quando é necessário para o tipo de negócio, o empreendedor recebe esse número, semelhante ao CNPJ. Dessa forma, a empresa é regularizada perante à Receita Federal. 

 

Além disso, é necessário que o negócio tenha autorização para emitir notas fiscais eletrônicas.

 

Perante essas características, a Inscrição Estadual é um registro importante para que a sua empresa esteja regular perante o Fisco, evitando, assim, penalidades como multas e até mesmo processos de sonegação de impostos.

 

Com a Inscrição Estadual, as empresas podem emitir nota fiscal (de venda ou de produto) e contribuir com o ICMS. 

 

A Inscrição Estadual é um código semelhante ao CNPJ, que conta com nove dígitos. Cada conjunto de números representa alguma informação. 

 

Além disso, cada número da Inscrição Estadual possui uma finalidade e serve para sua identificação:

 

  • Os dois primeiros dígitos representam a identificação do estado em que foi realizado este cadastro;
  • Os próximos seis dígitos representam o número que, de fato, servem como a identificação a empresa cadastrada;
  • O último dígito é um número de verificação da autenticidade e validade da IE.

 

Quem precisa ter uma inscrição estadual?

 

Todas as empresas que comercializam qualquer tipo de produto físico são obrigadas a pagar ICMS e, por isso, precisam ter a Inscrição Estadual (IE) para conseguir pagar este imposto. Desse modo, se sua empresa vende roupas, celulares ou qualquer outro tipo de mercadoria que será de entrega física para o cliente, você precisará ter uma IE.

 

A obrigatoriedade possui essa característica pelo fato da IE servir principalmente para o recolhimento do ICMS, que é o imposto cobrado no tipo de operação comercial mencionada.

 

Por isso, quando a empresa envia o produto para o cliente, mesmo que seja pelos Correios, será necessário encaminhar uma Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e). Sendo assim, ter a IE é obrigatório nesses casos.

 

Além disso, a Inscrição Estadual se adota a todos os tipos de mercados como varejistas, indústrias, atacadistas e e-commerces. Empresas que comercializam produtos de forma online e off-line precisam ter uma IE, pois entregam mercadorias físicas.

 

Já empresas que trabalham com prestação de serviços precisam de outro tipo de registro: a Inscrição Municipal (IM). A lógica da obrigatoriedade é a mesma: a IM serve para que as prefeituras possam fiscalizar e recolher o Imposto Sobre Serviços (ISS).

 

 

Quais são as suas obrigatoriedades?

 

A obrigatoriedade da Inscrição Estadual não engloba todos os tipos de empresas.

Como dito acima, todas as empresas que atuam com a comercialização de produtos físicos são obrigadas a pagar ICMS. Sendo que, essas empresas devem ter a Inscrição Estadual para conseguirem pagar este imposto.

 

Desse modo, qualquer tipo de negócio que trabalhe com a comercialização de produtos fisicamente, deve possuir a Inscrição Estadual. Mesmo que a empresa seja online, se ela entrega um produto físico para o cliente, ela tem que ter a IE.

 

Portanto, a obrigação se adota a todos os tipos de mercados que costumam trabalhar com produtos físicos como, por exemplo, varejistas, atacadistas, e-commerces e indústrias.

 

Agora se a empresa não vende nenhum produto físico, ela não precisa ter a IE. Por exemplo, uma empresa que  costuma vender cursos online, ela não precisa da Inscrição Estadual, já que o seu produto é totalmente digital. 

 

Além disso, empresas que atuam com a prestação de serviços, seja online ou offline, não precisam da IE. No entanto, se a empresa faz a venda de produtos digitais ou de serviços, ela precisa ter uma Inscrição Municipal.

 

Já no caso do MEI – Microempreendedor Individual, a Inscrição Estadual é aberta automaticamente quando uma atividade que necessita da inscrição é adicionada no CNPJ.

 

Como emitir a sua inscrição estadual?

 

O desenvolvimento para fazer a inscrição estadual é bem simples e deve ser feito assim que a empresa for aberta, ou quando as atividades econômicas da empresa mudarem para CNAEs que necessitem da inscrição.

 

Após abrir o CNPJ, o empreendedor ou contador precisa entrar no site da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de seu estado e procurar pelo campo para fazer a inscrição. Normalmente, são solicitadas informações como:

 

  • RG;
  • CPF;
  • CNPJ;
  • Comprovante de endereço residencial e empresarial;
  • Alvará de funcionamento;
  • E-mail válido.

 

Além disso, cada estado pode contar com regras próprias para o processo. Assim sendo, faça uma pesquisa para verificar se existe alguma exigência adicional em relação a dados ou documentos. Após o cumprimento de todos os requisitos, é preciso aguardar a aprovação da solicitação e o envio da sua inscrição.

 

Já para o Microempreendedor Individual (MEI), a Inscrição Estadual é aberta automaticamente quando uma atividade que necessita da inscrição é adicionada no CNPJ. Enquanto para Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) o processo difere um pouco. A vista disso, a inscrição é gerada através de um pedido no momento em que a empresa está sendo aberta ou quando há alterações na Classificação Nacional de Atividades Econômicos (CNAE).

 

Conclusão 

 

Conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas sobre a inscrição estadual? Como você pode conferir, esse é um registro importante para o funcionamento regular da sua empresa, viabilizando o pagamento de impostos e a emissão de notas fiscais. Portanto, ao considerar a abertura de um negócio, não se esqueça de fazer o seu cadastro.Pois, além de evitar multas, juros, autuações e cancelamentos, passa a credibilidade necessária para que os serviços sejam contratados.

 

Nós da Rtcount podemos te ajudar! Através da nossa contabilidade digital feita especialmente  para descomplicar a sua gestão, nossa equipe de especialistas vem sendo o suporte necessário para impulsionar negócios e transformar seus resultados. Entre em contato com um de nossos consultores e saiba como podemos transformar o seu negócio!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de mais informações sobre o assunto, conte conosco! Entre em contato utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.

Estamos apenas te esperando.

 

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.

Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.

Estamos apenas te esperando.

 
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A legislação brasileira pode ser difícil de entender para algumas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp