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As principais armadilhas que a Análise de Indicadores evidencia no seu negócio

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Quando uma empresa cumpre o que promete com qualidade há uma boa chance de que a satisfação e a retenção do cliente sejam altas. Mas para desenhar o caminho para o sucesso as empresas  precisam estar bem informadas sobre seu negócio. E para alcançar esse conhecimento é preciso usar a análise de indicadores a seu favor, afinal elas vão te ajudar a evitar que você caia em armadilhas além de sinalizar possíveis problemas futuros. Para te ajudar, no artigo de hoje nós vamos te mostrar as principais armadilhas que uma boa análise de indicadores vai te ajudar a afastar do seu negócio.

 

Medir o desempenho é uma parte vital do monitoramento do crescimento e do progresso de qualquer negócio. A análise de indicadores protege o seu negócio contra quaisquer problemas financeiros ou organizacionais. Mas antes, vamos entender melhor como ele funciona.

• Como implementar o empreendedorismo corporativo no seu negócio?

 

Indicadores de desempenho: como funcionam?

 

Nos estágios iniciais de um negócio, as métricas podem ser táticas e focadas em medidas singulares projetadas para entender o desempenho, a capacidade e o custo. No entanto, à medida que as organizações amadurecem, elas podem e devem procurar KPIs mais calculados. 

 

Esses KPIs são como métricas, mas estão alinhados a objetivos estratégicos de negócios, como objetivos mais específicos.

 

Neste sentido, um indicador- chave de desempenho (KPI) é um valor mensurável que demonstra os principais esforços com que uma empresa atinge os objetivos de negócios. As organizações usam KPIs para avaliar o sucesso em atingir as metas. Os KPIs de alto nível podem se concentrar no desempenho geral do negócio, enquanto os KPIs de baixo nível podem se concentrar nos processos em departamentos como vendas, marketing, RH ou suporte.

 

É importante lembrar que os KPIs são uma forma de comunicação. O que eles se comunicam com o mesmo resultado e as melhores práticas de qualquer outra forma: informações sucintas, claras e relevantes são mais eficazes.

 

Erros comuns que as empresas cometem ao selecionar KPIs

 

  1. Medir apenas coisas que são fáceis de medir: Não que haja algo de errado com isso, mas muitas vezes a gestão irá, consciente ou inconscientemente, optar por medir apenas os KPIs que eles acham que são fáceis. Alguns KPIs exigirão mais trabalho do que outros, no entanto, a quantidade de esforço necessária não deve ser considerada em relação à sua relevância para os objetivos da empresa.

 

  1. Escolha de falsos KPIs: Muitas vezes, a gerência começa a medir aspectos que realmente não são tão relevantes quanto outros. Traçar esse caminho a partir do objetivo é sua melhor aposta para garantir que você não perca um passo e acabe com os indicadores errados.

 

  1. Usando KPIs para medir tarefas em vez de resultados: O objetivo de um KPI é garantir que um objetivo seja alcançado. No entanto, esta diretiva pode ser facilmente confundida com a necessidade de medir as ações e não o resultado em si.

 

  1. Procurando os indicadores perfeitos:  O objetivo de um KPI é informar se você está no caminho certo e te ajudar a identificar possíveis armadilhas.  Os indicadores escolhidos só precisam ter dados precisos suficientes para permitir que você tome melhores decisões. Ninguém acerta na primeira tentativa, então é melhor usar os KPIs como parte de uma estratégia abrangente e de melhoria contínua.

 

Como a análise de indicadores protege seu negócio de possíveis armadilhas

 

  1. Aumentando a saúde financeira da empresa: os indicadores são um grande benefício para a saúde da empresa. Mas para isso é  importante medir os indicadores em cada um dos 4 setores – DP, Clientes (Marketing), Processos e Receita. Estes se enquadram nas disciplinas de recursos humanos, satisfação dos negócios do cliente, processos de negócios, estratégia e muito mais. 

 

  1. Analisando o progresso do negócio ao longo do tempo: acompanhando os principais indicadores de resultados, como receita, margem bruta, locais, número de funcionários e definindo metas no início de cada ano e trimestre você vai conseguir acompanhar o progresso da sua empresa ao longo do tempo. 

 

  1. Facilitando ajustes necessários:  além de seus resultados, você também precisa de indicadores avançados para saber quando você corre o risco de perder essas metas de vista, antes que seja tarde demais. Uma boa análise de indicadores vai ajudar  você a prever o que acontecerá no futuro em seus negócios. Eles informam se você está ou não no caminho certo para alcançar os resultados desejados. 

 

  1. Resolvendo problemas e sinalizando oportunidades: com o uso correto, os indicadores vão fornecer  informações relevantes  para resolver problemas e analisar padrões ao longo do tempo. Se você medir os mesmos KPIs do trimestre a trimestre, poderá começar a detectar padrões. 

 

• 6 erros financeiros que a sua empresa pode estar cometendo

Como analisar os indicadores da sua empresa

Uma vez identificados os principais indicadores de desempenho, eles devem ser comunicados claramente aos funcionários para que todos os níveis da organização entendam quais são os indicadores mais importantes e que constituem os indicadores de um desempenho bem sucedido em relação a eles.

 

Na maioria das empresas, os KPIs são rastreados automaticamente por meio de ferramentas de análise de negócios e relatórios que coletam dados de sistemas operacionais e elaboram relatórios intuitivos. Cada vez mais, os resultados do KPI são apresentados aos executivos em painéis de inteligência de negócios que incluem gráficos e outras visualizações de dados, com capacidade de detalhamento dos dados de desempenho para análise posterior. 

 

Um dos desafios na definição de indicadores de desempenho é decidir a quantidade deles,  para determinar o sucesso organizacional. Os gestores  devem avaliar todos os KPIs para garantir que sejam semelhantes e afins ainda nas operações de negócios.

 

Alguns exemplos de como grandes empresas usam os indicadores em seus negócios:

 

  • Os departamentos de marketing rastreiam métricas relacionadas ao sucesso das campanhas e estatísticas que caracterizam seu alcance.
  • As equipes de vendas monitoram os leads, usando geração de leads e pontuação de leads . Eles também rastreiam novas oportunidades e a quantidade de negócios em potencial em vários estágios do pipeline.
  • Os executivos de negócios podem se concentrar nas estatísticas financeiras gerais de sua empresa que mostram receita, lucro, perda, fluxo de caixa e resultados financeiros.

 

Conclusão:

 

A análise de indicadores permite que você entenda o desempenho e a saúde do seu negócio para que seja possível fazer ajustes críticos em sua execução para atingir seus objetivos estratégicos. 

 

Esses resultados são responsáveis por manter equipes, executivos, investidores e clientes informados sobre o desempenho e crescimento da empresa, além de prever riscos e ajudar os negócios a identificar novas oportunidades.

 

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