5 dicas para reduzir a inadimplência e impedir problemas financeiro em seu consultório odontológico!
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ToggleSaiba o que fazer para reduzir a inadimplência em seu consultório e garantir a saúde das suas finanças
A gestão de um negócio nunca é algo tão simples assim, isso porque para que ele funcione de forma plena, é necessário se atentar a demandas provenientes de setores diversos.
E existem problemas que nem sequer estão diretamente sob o seu controle, como é o caso das ocorrências de inadimplência em seu consultório odontológico…
Sabemos que esse é um problema recorrente em muitos consultórios, o que acaba prejudicando a saúde financeira do negócio.
Por isso, preparamos este artigo com dicas fundamentais para driblar essa situação.
Inadimplência – Como reduzir?
Eliminar a inadimplência é algo praticamente impossível, isso porque não é algo que você tem completo controle.
Contudo, existem, sim, técnicas que você pode aplicar para reduzir de forma significativa e evitar grandes prejuízos financeiros para o seu consultório.
E é justamente o que vamos apresentar para você agora.
#1 Disponibilize diversos métodos de pagamento
Quanto mais diversificado for, mais opções seus pacientes terão, logo, se tiverem um problema com o cartão de crédito em um mês, poderão optar pelo cheque para se manter em dia, por exemplo.
Sendo assim, verifique a possibilidade e viabilidade de disponibilizar diversos métodos de pagamento.
#2 A cobrança é necessária
Contudo, ela não precisa ser incisiva.
A cobrança para evitar a inadimplência, em um primeiro momento, não precisa soar como cobrança, mas sim, como um lembrete de que a data de pagamento está próxima.
Para isso, é crucial ter um controle de clientes com informações para contato.
#3 Use o digital
Essa dica é um complemento da segunda…
Existem diversos sistemas que realizam o envio de lembretes e cobranças para os clientes quando o prazo está se aproximando e quando já está vencido.
E essa é uma ótima opção por, além de evitar a inadimplência, otimizar o seu tempo lidando com essa questão.
#4 Negocie
Em caso de clientes já inadimplentes, antes de partir para cansativos e caros processos judiciais, busque negociar.
Assim, fica mais fácil chegar a um acordo viável para ambas as partes.
#5 Tenha controle do que deve ser recebido
Um problema grave é quando a inadimplência ocorre sem que você, gestor, perceba… E sim, essa é uma realidade.
Por isso, é essencial ter um pleno controle de todos os pacientes que são atendidos em seu consultório odontológico, quais são as datas de recebimentos e afins, o que torna muito mais simples aplicar as outras dicas.
Tenha um controle completo sobre os números do seu negócio
A inadimplência é um ponto importante a se preocupar e lidar, porém, não é o único.
A excelência do seu consultório odontológico depende da harmonia de todos os aspectos da sua gestão, o que demanda um controle completo sobre seus números, ou seja, obrigações fiscais, tributárias, contábeis e afins…
Mas você não precisa cuidar de tudo isso sozinho! Nós, da RT Count, somos uma contabilidade especializada em consultórios odontológicos e estamos prontos para te ajudar.
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