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Contabilidade para e-commerce: a importância para garantir as conformidades fiscais

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As lojas virtuais são uma boa opção para quem busca investir no próprio negócio, tendo em vista se tratar de um modelo de espaço que vem apresentando um crescimento satisfatório, principalmente durante a pandemia.

Porém, apesar de ser de uma empresa online, é importante ter em mente que o empreendedor deve cumprir com as mesmas obrigações que empresas físicas.  Sendo assim, é essencial estar por dentro de como funciona a contabilidade para e-commerce  e como ela pode te ajudar a garantir as conformidades fiscais.

Importância do controle financeiro e fiscal para e-commerce

Todo e-commerce precisa de um bom planejamento financeiro para ser iniciado. Afinal, é com ele que você terá uma visão completa a respeito do investimento inicial do negócio, qual é o tempo esperado para atingir o ponto de equilíbrio e quando o lucro vai começar a aparecer de verdade.

Embora o planejamento financeiro seja realizado logo no início da criação da loja virtual, isso não quer dizer que o planejamento financeiro não tenha que ser revisado. Após estabelecer metas e começar a vender, é importante acompanhar o desenvolvimento do negócio e realizar os ajustes necessários.

Bons resultados dependem de uma boa gestão. Acompanhar e controlar todas as entradas e saídas de dinheiro de uma empresa é fundamental para enxergar a realidade do negócio. Mas a grande vantagem do controle financeiro de e-commerce é a garantia da tomada de decisões mais rápidas e inteligentes.

Isso significa entender as possibilidades de investimento, visualizar e corrigir gargalos que possam prejudicar os rendimentos, além de planejar estratégias para conquistar resultados ainda mais positivos para o e-commerce e garantir a competitividade em um mercado tão aquecido.

O papel do controle financeiro e fiscal na gestão de e-commerce

Para o sucesso de uma loja virtual, a gestão financeira é indispensável. Basicamente, consiste em administrar as finanças da empresa, com foco voltado para a obtenção de resultados e o aumento da lucratividade.

Em síntese, a gestão financeira é o processo de planejamento, controle, acompanhamento e análise das finanças do e-commerce. É a partir de uma gestão precisa dos recursos financeiros que a empresa tem condições de se manter competitiva e crescer gradativamente.

A gestão financeira no e-commerce consiste em planejar, analisar e controlar as finanças com práticas, ações e uma rotina bem definida. Dessa maneira, é possível  não só otimizar a administração da loja virtual, mas também maximizar os lucros.

Na prática, o desafio é fazer a gestão dos investimentos, despesas variáveis e fixas, lucros, financiamentos, empréstimos e do valor patrimonial da empresa.

Para garantir uma estratégia de gestão financeira eficiente e eficaz, é importante que a empresa adote uma série de processos, ferramentas e métodos.

Veja algumas boas práticas que podem orientar a gestão financeira para e-commerce:

  • Controle do fluxo de caixa: permite o acompanhamento de todas as despesas e receitas;
  • Controle de contas a pagar e a receber: com cumprimento de todos os prazos;
  • Planejamento financeiro: com definição de metas, objetivos e análise de resultados;
  • Planejamento tributário: com adoção de estratégias lícitas para redução de encargos, como elisão fiscal e revisão tributária;
  • Avaliação do desempenho econômico: a partir da análise de demonstrações contábeis;
  • Análise de investimentos: para avaliar o retorno sobre investimentos já feitos e melhorar a tomada de decisão no futuro.

O principal objetivo é estabelecer uma estratégia de gestão financeira que seja assertiva, segura e ofereça potencial competitivo e de crescimento para o negócio em um mercado altamente disputado.

Consequências fiscais de descumprimento de regulamentações para e-commerce

Os principais impostos para o e-commerce não são muito diferentes daqueles que são pagos por empresas físicas e eles são:

  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
  • PIS (Programa de Integração Social)
  • COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)
  • ISS (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza)
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)
  • IRPJ (Imposto sobre a Renda de Pessoas Jurídicas)

O primeiro imposto (ICMS), é aquele que merece mais atenção, cobrado sobre as vendas, realizadas pelo e-commerce. A atenção maior a ele se dá principalmente porque você deve estar atento à tributação específica do mesmo para cada Estado que você realiza uma venda.

A intimação fiscal, em síntese, trata-se do meio utilizado pelo Fisco para comunicar o contribuinte de uma possível ausência ou irregularidade no cumprimento de uma obrigação tributária, seja ela principal ou acessória.

Desse modo, uma vez recebida a intimação fiscal, caberá ao contribuinte cumprir como a determinação fixada na intimação, caso de fato exista alguma irregularidade a ser corrigida, ou apresentar defesa daquela intimação.

Em caso de descumprimento da norma, os empreendedores de lojas virtuais estarão sujeitos às sanções administrativas previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor, tais como:

  • multas;
  • apreensões de produtos;
  • inutilização de produtos;
  • cassações de registros de produtos junto ao órgão competente;
  • proibição da fabricação de produtos;
  • suspensão do fornecimento de produtos e serviços;
  • revogação da concessão ou permissão de uso;
  • cassação da licença do estabelecimento ou da atividade;
  • interdição, total ou parcial, do estabelecimento, da obra ou da atividade;
  • intervenção administrativa;
  • imposição de contrapropaganda.

Conclusão 

A organização é indispensável para uma empresa ser eficiente e estar regularizada com todas as obrigações contábeis. Uma assessoria contábil pode ajudar bastante para que todos os dados e informações financeiras do e-commerce fiquem bem estruturados, assegurando o acesso de todos os relatórios relevantes e a elaboração de um planejamento preciso, que sirva como base para as tomadas de decisões do negócio.

A melhor forma de focar nas vendas e melhorias da loja virtual é contratando uma contabilidade. É a garantia de que os impostos serão recolhidos corretamente e a empresa não sofrerá com penalidades do Fisco.

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