Análise de mercado: saiba como beneficia sua empresa
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ToggleSabia que a análise de mercado ajuda a entender mais o seu público e a dar mais competitividade ao seu negócio? Então saiba como e por que você deve começar a fazê-la hoje mesmo!
Amigo empreendedor, está cada dia mais difícil sua jornada, não é mesmo? Mas sabia que a análise de mercado facilita sua empresa a gerar resultados?
Isso mesmo!
Bem, a gente sabe que o mundo dos negócios em muito se assemelha a uma selva.
E nela, a disputa é pelo cliente.
Mas como se destacar em meio à multidão?
Como se diferenciar dos seus concorrentes?
No artigo de hoje, nós vamos te ajudar a encontrar respostas para essas perguntas.
E cuidado: não ter atenção ao mercado é o que vai te fazer fechar as portas!
Por que é importante acompanhar o mercado?
Quando falamos em análise de mercado, não nos referimos apenas aos seus concorrentes, mas a tudo que possa, de alguma forma, interferir na sua empresa.
Ou seja, além de buscar entender as estratégias de atuação dos seus concorrentes, quais são seus fornecedores, características dos seus produtos e de tudo que possa garantir a eles vantagem competitiva.
Também é importante que você identifique, ao fazer análise de mercado, incentivos dados pelo governo, perfil do seu público consumidor, produtos que possam virar tendência, empresas com as quais você possa firmar parcerias.
Agindo dessa maneira, ficará muito mais fácil encontrar oportunidades de expansão do seu negócio, identificar se suas estratégias estão de acordo com a realidade do mercado e o que é preciso para melhorá-las.
Como sua empresa pode fazer análise de mercado
Existem algumas estratégias que você pode adotar na sua empresa para realizar uma análise de mercado eficiente, por exemplo:
Pesquisa de satisfação
Sabemos que o cliente deve sempre ser visto como rei, não é verdade?
Pois bem, então, nada melhor do que saber dele mesmo como foi o atendimento prestado.
Lembre-se, o atendimento é um dos grandes motivos para atrair e fidelizar seus clientes.
Pesquisa de preço
Ela pode ser feita junto aos seus concorrentes e aos seus clientes.
Quando você sabe quanto outras empresas estão cobrando pelo mesmo serviço que você presta, você pode ter uma base melhor sobre a qual poderá praticar.
Também pode ser realizado junto aos seus clientes, para identificar os níveis de satisfação em relação aos preços praticados em sua empresa.
Existem ferramentas online que podem te ajudar nessa tarefa.
Mas lembre-se que o seu preço de venda deve considerar todos os custos e despesas incorridos em um período.
Se basear apenas pelos seus concorrentes poderá fazer com que tenha prejuízo e não consiga honrar os compromissos da sua empresa.
Pesquisa de concorrência
Aqui, você pode usar como estratégia na coleta de informações:
- Cliente oculto;
- Benchmarking (comparação de seus produtos, práticas de gestão e métodos usados para gerir o negócio com o de seus concorrentes);
Quando você conhece o outro lado, consegue informações sobre o que está dando certo e que pode ser incorporado no seu negócio e o que deve ser evitado.
A análise de mercado deve ser feita por qualquer empresário que deseja adotar a estratégia certa para o seu negócio.
Quando os seus resultados são incorporados a um Planejamento Estratégico, as chances de sucesso do seu negócio aumentam exponencialmente.
Porém, a análise de mercado deve ser feita de forma estruturada e com um propósito delimitado, só assim as informações coletadas poderão ser utilizadas de maneira proveitosa.
E você sabia que nós, da RT Cont, podemos te ajudar na realização da análise de mercado e planejamento estratégico do seu negócio?
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