Sua contabilidade em um nível mais alto!

Como definir o regime de tributação de uma empresa?

Saiba Agora Como Definir O Regime De Tributacao Confira Na Descricao Post (1) - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Entenda agora como definir o regime de tributação de uma empresa e evite pagar mais impostos do que é necessário

Você sabia que a escolha do regime tributário é um dos mais importantes para sua empresa? Leia o nosso artigo e saiba como definir o regime de tributação de uma empresa!

Faz tempo que conversamos em nosso blog sobre a importância de ter um bom controle de impostos em seu negócio e a necessidade de saber como definir o regime de tributação de uma empresa de forma adequada.

Porém, no artigo de hoje, nós vamos sintetizar informações importantes sobre o assunto, para que você tenha uma visão geral sobre o tema e possa escolher as melhores alternativas para o seu empreendimento.

E ter domínio desse assunto é fundamental, principalmente tendo em vista a fatia do seu lucro que é destinada ao pagamento de impostos.

Dessa forma, hoje conversaremos um pouco sobre o que são tributos, o que seria um regime de tributação, o que considerar ao realizar o enquadramento da sua empresa, como definir o regime de tributação de uma empresa da forma correta e por que apoio especializado é essencial nessa tarefa.

Logo, continue conosco até o final e se surpreenda com os as possibilidades que o tema reserva para sua empresa.

Saiba o que são tributos e por que você deve se preocupar com eles

Boa parte de nossas ações no dia a dia requer dinheiro para serem realizadas, concorda?

A roupa que você veste, o tablet, computador ou smartphone que você usa para ler este artigo, o transporte que trouxe você até onde está, a última refeição que você realizou…

Se não foi você quem pagou, é muito provável que o dinheiro tenha saído do bolso de alguém.

Você já parou para pensar que com o Estado acontece o mesmo?

Ou seja, embora seja ele o responsável por imprimir o papel moeda, criar dinheiro apenas para cumprir com suas contas transformará a economia em um verdadeiro caso devido à inflação.

Lembre-se, quanto maior a oferta de um determinado item, menor é o valor que costumam dar a ele, e isso também vale para o dinheiro.

Dessa forma, é importante que a sociedade financie essas atividades e isso é alcançado através dos impostos.

O que é um regime de tributação

Todos temos que pagá-los, mas a cobrança das empresas acontece de forma diferente, costuma ser mais complexa.

Isso porque temos, em nosso sistema tributário, uma quantidade enorme de leis que regulam como os impostos devem ser calculados e recolhidos, bem como outras responsabilidades dos contribuintes.

E uma das maneiras de organizá-las é através dos regimes tributários.

Então, atualmente, existem três enquadramentos mais comuns:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

No próximo tópico, vamos conversar um pouco mais sobre cada um deles. 

Conheça os regimes de tributação existentes

Nesse tópico conversaremos, de forma geral, sobre os três tipos de tributação, isso vai te ajudar a entender melhor como definir o regime de tributação de uma empresa.

Simples Nacional

Inicialmente, vamos falar sobre o Simples Nacional.

Ele é destinado a microempresas e empresas de pequeno porte, ou seja, negócios que tiveram faturamento de até R$ 4,8 milhões no ano-calendário anterior.

Porém, mesmo se enquadrando nesse limite, não são todos os empreendimentos que podem ser optantes desse regime.

Isso porque existem várias vedações que podem fazer com que sua empresa não possa recolher tributos através do Simples Nacional.

Exemplo disso são aquelas decorrentes das atividades exploradas e composição societária.

A lei que regula seu recolhimento é a Lei Complementar 123/2006.

Lucro Presumido

Também temos o Lucro Presumido.

Esse nome é dado tendo como base a forma como o IRPJ e a CSLL são calculados.

Tais tributos incidem sobre o lucro da empresa e, nesse regime, o governo presume qual será de acordo com o tipo de atividade.

Dessa forma, são usados percentuais que vão de 1,6% a 32%

Esses números são aplicados sobre o faturamento para se achar a base que será usada para que o imposto seja calculado.

De posse do resultado é que são aplicadas as alíquotas dos impostos, que são de 15% para IRPJ e 9% para CSLL.

Outros tributos importantes e que você precisa conhecer ao tentar entender como definir o regime de tributação de uma empresa são o PIS e a Cofins.

Eles incidem diretamente sobre o faturamento, têm recolhimento mensal e as alíquotas que devem ser usadas são de 0,65% para PIS e 3% para Cofins.

Lucro Real

Por fim, temos as empresas de Lucro Real.

Esse regime é obrigatório para todo empreendimento que faturou no ano-calendário anterior mais de R$ 78 milhões.

Além disso, existe uma lista de atividades que, ao serem exercidas, também trazem consigo a obrigatoriedade de a empresa apurar seus tributos pelo Lucro Real.

Rgime Tributario - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count
Impostos - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Conforme o próprio nome sinaliza, você, que quer saber como definir o regime de tributação de uma empresa, precisa entender que a apuração do IRPJ e da CSLL se dará tendo como base o lucro que, de fato, foi apurado em um determinado período em sua empresa.

Por conta disso, é fundamental estar em dia com a parte contábil do seu negócio.

Ele é um regime de tributação evitado por muitos empresários, por pensarem ser o que traz maior carga tributária para estabelecimentos.

Porém nem sempre isso é verdade, e você que deseja saber como definir o regime de tributação de uma empresa precisa entender isso.

Apurar pelo Lucro Real pode ser mais vantajoso, por exemplo, quando seu negócio possui muitos custos, despesas, ou mesmo está passando por um período de prejuízos.

Como você tem um lucro reduzido ou não está tendo, pagará um valor menor de imposto ou não pagará nada.

Além disso, você, que precisa saber como definir o regime de tributação da sua empresa, precisa levar em consideração que no Lucro Real existem vários outros impostos que devem ser apurados, como o PIS e a Cofins. 

Diferentemente do Lucro Presumido, as alíquotas são maiores, 1,65% para PIS e 7,6% para Cofins.

Porém existe uma grande diferença: você poderá se creditar na compra de insumos.

Lembrando que até aqui focamos basicamente em tributos federais.

Saber como definir o regime de tributação de uma empresa é também entender que ela poderá ter que recolher ICMS ou ISS, dentre outros, dependendo do tipo de atividade que será desenvolvida.

Além disso, existem vários detalhes que não foram abordados sobre os regimes, os quais também podem fazer diferença no momento da escolha devido ao peso financeiro para sua empresa.

O que considerar ao definir o regime de tributação da sua empresa

Nesse contexto, ao buscar entender como definir o regime de tributação de uma empresa, é importante que você leve em conta vários fatores.

O primeiro deles é a atividade que você irá desenvolver.

Isso terá grande peso, já que alguns dos regimes tributários podem vedar sua opção de acordo com o tipo de atividade que você irá explorar.

Também é importante pensar no longo e médio prazo, pois mudanças no mercado e sazonalidades podem influenciar – e muito – a arrecadação de impostos.

Outro fator essencial é a composição do seu quadro acionário.

Por exemplo, caso você tenha uma empresa como sócia em seu contrato social automaticamente seu empreendimento não poderá optar pelo Simples Nacional, mesmo que ele seja o regime tributário mais vantajoso.

Dessa forma, quem deseja saber como definir o regime de tributação precisa entender que a maneira mais segura de alcançar esse objetivo é através do planejamento tributário, como veremos no tópico a seguir.

Entenda como definir o regime de tributação de uma empresa

O planejamento tributário é a estratégia mais indicada para quem precisa saber como definir o regime de tributação de uma empresa, pois, através dele, você realiza uma análise considerando o contexto do seu negócio de forma geral e os impactos que sua decisão terá no curto, médio e longo prazo.

Através dele são estabelecidos cenários, de acordo com a realidade do empreendimento e considerando, inclusive, mudanças que possam ocorrer no mercado, e se procura identificar qual a carga tributária que deverá ser suportada em cada um desses contextos.

Também, quando feito de forma completa, busca identificar quais os benefícios fiscais existentes os quais seu estabelecimento poderá utilizar em cada um dos regimes.

É mais indicado que seja realizado antes da abertura do seu negócio, porém recomenda-se que seja feito periodicamente, para que se tenha maior certeza sobre a realização da opção adequada.

Mas você, que precisa entender como definir o regime de tributação de uma empresa, deve saber que ele não pode ser feito de qualquer forma, senão o efeito será totalmente contrário, sobre isso falaremos nas próximas linhas.

Por que é importante conta com ajuda especializada

Fazer o planejamento tributário requer um conhecimento bastante amplo sobre a legislação tributária.

Isso é importante para que sejam definidos quais os impostos que você estará obrigado a recolher em cada uma das opções.

Além disso, é essencial ter conhecimento do mercado, pois só assim o profissional saberá as circunstâncias as quais irão influenciar no recolhimento de tributos.

Portanto, é imprescindível que ele seja feito por profissionais altamente qualificados e especializados.

Você, que busca saber como definir o regime de tributação de uma empresa, precisa entender que nós, da RT Count, estamos preparados para te auxiliar nesse aspecto.

Saiba por que você precisa contar conosco, da RT Count, para saber como definir o regime de tributação de uma empresa da forma correta

Nosso setor fiscal conta com profissionais altamente qualificados, atualizados com as mudanças que acontecem na legislação tributária.

Entendemos ser esse o caminho mais seguro para prestar serviço de excelência e garantir que sua empresa se mantenha em conformidade fiscal.

Trabalhamos há mais de 34 anos, sempre focando no desenvolvimento econômico e financeiro de nossos clientes. Isso também nos capacita a sermos referência na área na qual atuamos.

Clique no ícone do WhatsApp no canto inferior direito de sua tela, converse com um de nossos especialistas e entenda como nosso apoio será vantajoso à sua empresa.

Você, que busca saber como definir o regime de tributação de uma empresa, precisa saber que só terá a ganhar com a nossa parceria.

Aguardamos o seu contato.

RECUPERE AGORA MESMO OS TRIBUTOS DEVIDOS A SUA EMPRESA

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.

Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.

Estamos apenas te esperando.

 
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Entenda como a forma jurídica e enquadramento tributário estão relacionados…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp