Economize alíquotas de até 27,5% de impostos, sabendo planejar a tributação para profissionais de TI
Índice
ToggleVocê não precisa pagar mais do que deve, para simplesmente empreender! Saiba como funciona a tributação para profissionais de TI e se planeje!
Um dos maiores problemas dos empreendedores brasileiros é não conhecer a legislação que incide sobre a sua atividade e o seu mercado…
E nós entendemos muito bem isso, afinal, nossa legislação é bem complexa e dinâmica – ainda mais quando falamos sobre impostos…
Desse modo, pelo fato de muitos empreendedores da área de TI não terem essa visão mais profunda sobre esse aspecto – o que é normal e até esperado, afinal, seu foco é outro – acabam não aproveitando algumas oportunidades de redução da sua carga tributária e, consequentemente, pagam mais impostos do que é realmente possível.
Contudo, por sabermos bem disso, o artigo de hoje é focado em solucionar esse problema de uma vez por todas, de modo a reduzir seus impostos, evitando alíquotas de até 27,5%!
A falta de planejamento tributário
Então, agora que sabemos que é possível pagar menos impostos, utilizando a legislação ao seu favor, vamos entender como dar início a essa transformação no seu negócio de TI…
Tudo começa pelo seu planejamento tributário.
O planejamento tributário é o instrumento que a contabilidade usa para identificar o seu faturamento, gastos, folha de pagamento, entre outros aspectos que podem facilitar o enquadramento do seu negócio na melhor opção de tributação…
Sendo assim, é por meio desse instrumento que são projetadas as suas contribuições futuras, ao longo do ano-calendário – e você chega à opção que melhor favoreça o seu financeiro!
Portanto, não possuir um planejamento tributário é o mesmo que dar um tiro no escuro e ficar à mercê de impostos desconhecidos e – na maioria dos casos – careiros!
Mas tudo isso acaba agora e nós já vamos te explicar como…
Como funciona a tributação para profissionais de TI
O ideal, então, para dar um shutdown nos seus problemas fiscais e, consequentemente, financeiros é saber se planejar, antes de tomar a sua decisão.
E, então, para te ajudar com isso, preparamos um mini guia das opções de tributação para profissionais de TI
Tributação para Profissional de TI Autônomo
Na opção autônoma, você tem mais facilidade – até certo ponto…
Nesse caso, você pode atuar como pessoa física, porém, ainda assim terá que contribuir com:
- 11% dos seus rendimentos ao INSS;
- de 2% a 5% com ISS; e
- terá que pagar seu IR de acordo com a tabela progressiva da Receita, que tem alíquotas que variam de 7,5% a 27,5%.
O que, logicamente, com um faturamento alto, não faz sentido nenhum pagar.
Tributação para Profissional de TI MEI
Já como MEI, seus impostos são simplificados e têm um valor fixo, já contando com o recolhimento do INSS.
Na verdade, você paga R$ 57,25 – isso, ainda em 2020, pois em 2021 o valor será atualizado.
Contudo, lembre-se que não são todos os CNAEs que podem ser MEI, então se atente a isso.
Simples Nacional
No Simples Nacional você começa a encarar seus tributos com maior complexidade, porém, aqui, já pode contar com colaboradores e não se preocupar com restrições de atividades de TI – a não ser, é claro, que atue com empresa financeira, nesse caso, pule diretamente para o Lucro Real.
No Simples, seus impostos são calculados em guia única, mas com base nos anexos III, IV ou V do regime, sendo o III o mais barato e o V o mais caro.
Para saber em qual você está, é necessário consultar seu CNAE, porém, com o Fator R – que é um cálculo que mede os seus gastos com a folha de pagamento – é possível mudar de anexo e pagar menos impostos.
Lucro Presumido e Real
O Lucro Presumido e o Lucro Real realizam as apurações dos impostos separadamente.
A principal diferença entre os dois é que um se baseia na presunção do seu lucro e o outro foca no que você teve de lucro real no período de apuração.
Respectivamente, suas alíquotas são mais caras, porém, permitem um enquadramento para empresas que faturam altos valores.
Conte conosco, da RT Count, para chegar à melhor tributação para a sua atividade!
Desse modo, podemos chegar à conclusão que entender os seus impostos é extremamente necessário…
Passando uma colinha básica, o ideal é começar com regimes mais baratos, como o Simples Nacional e até a opção do MEI, caso seja possível, porém, com um planejamento para crescer e então mudar para novos enquadramentos – contudo, isso não é regra.
Mas caso queira ter um planejamento efetivo, você pode contar conosco, da RT Count!
Somos especialistas em contabilidade para a área de tecnologia e podemos reduzir a tributação para profissionais de TI!
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA EMPRESA DE TI!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.
Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!