O planejamento estratégico é o processo de uma organização quando vai definir sua direção e objetivos a médio e longo prazo, criando planos específicos para alcançá-los, implementando esses planos de forma inteligente e avaliando os resultados. Entendendo a importância do planejamento estratégico e também sua complexidade, estudiosos da área desenvolveram, ao longo dos anos, algumas ferramentas visuais para auxiliar no planejamento de estratégias. Fique com a gente, pois neste artigo vamos te mostrar como montar um planejamento estratégico efetivo através de ferramentas visuais que vão transformar os processos do seu negócio!
Existem várias ferramentas de mapeamento e visualização poderosas e comprovadas que podem te ajudar a construir seu plano estratégico. Essas ferramentas não apenas ajudam você a organizar e rastrear ideias, recursos, próximos passos, orçamentos e cronogramas, mas também permitem que você veja e resolva possíveis problemas e aproveite melhor as oportunidades.
Dentre as principais ferramentas, estão:
- SWOT: Para ajudar a identificar os pontos fortes e fracos internos de uma organização, bem como oportunidades e riscos externos.
- PEST: Para analisar os fatores gerais que influenciam o planejamento estratégico; frequentemente usado com SWOT para aprimorar e expandir a percepção.
- Pirâmide de Maslow: utilizada no desenvolvimento da estratégia para melhorar o entendimento do público interno ou externo do negócio.
- As Cinco Forças de Porter: Ajuda a aprofundar cinco forças externas que podem impactar a lucratividade de uma empresa ou projeto.
- Análise de custo-benefício: ajuda a pesar os benefícios em relação aos custos de um projeto ou uma decisão de negócios, para ajudar a determinar se uma empresa deve prosseguir ou considerar opções alternativas.
A seguir, discutiremos como cada um desses cinco modelos de visualização para planejamento estratégico pode ajudar a simplificar e melhorar nossos processos.
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Análise SWOT
A análise SWOT ajuda você a criar estratégias em cima de 4 pilares sobre sua empresa ou produto: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
O grande potencial da análise SWOT é que ela ajuda você a examinar seus pontos fortes e fracos em relação à sua concorrência, para que você possa determinar seus principais recursos de venda. Depois de ter essa percepção, também fica mais fácil descobrir mercados e oportunidades em que você tem vantagem competitiva ou como sua empresa pode ser ameaçada por concorrentes ou acontecimentos específicos no mercado no qual está inserido.
Em sua forma tradicional, um modelo de análise SWOT é simplesmente uma caixa quadrada dividida em quatro seções, com cada espaço usado para anotar pensamentos e ideias para cada componente.
Com Mapeamento/Visualização, um modelo SWOT se torna muito mais sofisticado – você pode literalmente pensar fora da caixa SWOT tradicional, construindo e expandindo idéias e como elas se relacionam entre si.
Análise Pest
Ela vai analisar fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos para ajudar a orientar seu planejamento estratégico e tomada de decisões.
Por exemplo, como uma mudança na política governamental afetará sua competitividade? Isso criará novas oportunidades ou abrirá mercados para sua empresa? A análise PEST é altamente valiosa quando usada em conjunto com ferramentas que analisam ameaças e oportunidades, como SWOT, pois ajuda a pensar em fatores externos que você não pensaria de outra forma.
Assim como a SWOT, um modelo PEST tradicional é dividido em seções de listas, que logo podem ficar lotadas e dificultar a visão. Com as ferramentas de Mapeamento/Visualização, essas ideias podem ser facilmente movidas e gerenciadas, permitindo que os membros da equipe coloquem as informações em um contexto utilizável.
Pirâmide de Maslow
A Pirâmide de Maslow tem como objetivo entender as necessidades dos seres humanos e estudar, especificamente numa corporação, como os colaboradores são impactados naquele ambiente.
Com o desenvolvimento da pirâmide, o gestor consegue assegurar que os interesses dos colaboradores estejam alinhados aos interesses da empresa, procurando entregar caminhos através dos quais todas as partes envolvidas tenham suas necessidades atendidas.
Bastante democrática, essa ferramenta visual permite identificar tanto os anseios dos clientes quanto dos colaboradores da empresa.
Saber em qual dos pontos seu público-alvo está é essencial para entender suas atitudes e preferências. Isso diz muito sobre a estratégia que deverá ser adotada.
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As cinco forças de Porter
As Cinco Forças de Porter foram desenvolvidas pelo professor Michael Porter, como uma forma de ajudar as organizações a estarem cientes das cinco forças no ambiente competitivo que podem ameaçar seus resultados.
Isso inclui rivalidade competitiva (quantos concorrentes você tem); poder do fornecedor (o número de fornecedores potenciais, que afetará os preços); poder do comprador (a influência que seus compradores têm em seus preços); ameaça de substituição (a capacidade dos clientes de encontrar um produto ou solução alternativa); e ameaça de nova entrada (a facilidade com que uma startup pode entrar em seu setor, por exemplo).
As conclusões que essa ferramenta gera para o empreendedor são ideais para mostrar o posicionamento da marca em seu mercado de atuação.
Sendo assim, o empreendedor percebe sua capacidade e as análises servem para fornecer dados importantes sobre os pontos fortes e fracos da empresa e da concorrência.
Além disso, as 5 Forças de Porter ajudam sua equipe a ter um conhecimento mais aprofundado sobre os produtos/serviços com que trabalham e, consequentemente, a manter um relacionamento mais consistente com os clientes.
Análise de custo-benefício
Como o próprio nome indica, uma análise de custo-benefício pesa os benefícios em relação aos custos de um projeto ou de uma decisão de negócios, para ajudar a determinar se uma empresa deve prosseguir ou considerar opções alternativas.
É essencial para descobrir orçamentos, recursos necessários e cronogramas no planejamento estratégico e ajuda a fornecer objetivos e métricas para determinar o sucesso.
As três etapas principais de uma análise de custo-benefício incluem a identificação de custos; identificação de benefícios; e comparando custos e benefícios.
Isso parece simples, até que você considere quantos custos e benefícios podem estar envolvidos em um projeto ainda menor.
Os modelos tradicionais podem falhar na captura de valores importantes que não podem ser quantificados ou são difíceis de prever, como o aumento da fidelidade do cliente. As ferramentas de mapeamento/visualização podem ajudar a garantir que todas as variáveis sejam capturadas e consideradas durante a análise, incluindo valores mais subjetivos.
Conclusão:
Em todo processo de entendimento e aprendizado, visualizar dados de formas mais ampla ajuda na compreensão e interpretação das informações recebidas.
Se você está curioso com o papel que a visualização e o planejamento estratégico desempenham no sucesso de um negócio e deseja saber como aplicar essa realidade a sua empresa, converse com um de nossos especialistas.
Entenda como todos esses fatores abordados no artigo se encaixam em seu próprio processo de planejamento estratégico e, em seguida, avance com as seções que estão faltando.
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