Ícone do site Contabilidade na Zona Leste – SP | RT Count

Saiba mais sobre o IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física – e não tenha medo do Leão!

Para Que Serve O Irpf E O Que Devo Declarar - Notícias e Artigos Contábeis em São Paulo | RT Count

O IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física – é um imposto cobrado no Brasil desde 1922 sob o argumento de melhorias no desenvolvimento urbano, educação e saúde!

Mais do que uma obrigação pessoal com a lei, o pagamento do IRPF é uma ação social, permitindo que planos sociais do governo tenham condições financeiras para serem colocados em prática. 

Portanto, é um compromisso de grande importância na sua vida financeira e social.

Sendo assim, a taxa é cobrada anualmente sobre os ganhos de todos os contribuintes que recebem acima de um determinado valor – que vamos detalhar para você mais abaixo -, ou que se encaixam em outros critérios exigidos. 

Bom, as alíquotas variam entre 7,5% e 27,5% de acordo com a faixa de ganhos de cada pessoa… Mas você já sabe como fazer o cálculo correto e, assim, não levar um susto com irregularidades? Venha com a gente e descubra!

E então, vamos lá? Boa leitura! 

Vamos entender como essa prestação de contas é feita!

Todos os anos, entre os meses de março e abril, caso você esteja dentro dos critérios exigidos, é necessário fazer uma declaração informando as ações financeiras – ganhos, investimentos, gastos – realizados durante o ano anterior.

E como sei que devo fazer a declaração do IRPF?

Antes de mais nada, verifique se você se encaixa em algum dos aspectos obrigados a declarar o IRPF:

Sendo assim, informações como salários, aposentadoria, prêmios de loteria, rendimento de aluguel, entre outros, devem entrar nessa declaração. Durante essas transações, o governo já vai arrecadando parte dos valores, e quando você declara as ações nesse documento, será calculado o valor total arrecadado.

Caso haja alguma incoerência, o pagamento será reajustado. Se o valor que você pagou durante o ano não for condizente com os seus ganhos e estiver abaixo do calculado, será emitido um boleto para pagamento e ajuste do imposto. 

Porém, caso você tenha pago mais do que deveria, ocorrerá a restituição do valor pago nas suas transações financeiras.

Sim, é isso mesmo. A declaração do IRPF pode vir a devolver dinheiro para você, caso tenha pago impostos a mais durante o ano. Por isso é tão importante fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física!

Alguns gastos que você teve durante o ano também devem ser incluídos, e alguns deles podem ser restituídos. Na declaração completa, é possível detalhar os chamados gastos dedutíveis. 

São eles:

Viu como a declaração do imposto de Renda Pessoa Física não é esse terror todo que parece?

Vale lembrar ainda que o valor recolhido está destinado a melhorias que irão impactar não apenas o seu meio social, mas também o de outras pessoas que dependem do governo para ter uma melhor qualidade de vida.

Você tem alguma outra dúvida sobre o IRPF, ou qualquer outro tema da contabilidade? Entre em contato com a RT COUNT e saiba como melhorar a sua jornada!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.

Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.

Estamos apenas te esperando.

 
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (3 votes)