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Os principais indicadores de desempenho financeiro para medir a saúde da sua empresa

indicadores de desempenho

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A saúde financeira de uma empresa é um aspecto fundamental para o sucesso a longo prazo. Para avaliar a situação financeira de um negócio, é necessário analisar uma série de indicadores que fornecem informações sobre sua capacidade de gerar lucro, cumprir obrigações financeiras e utilizar eficientemente seus recursos. Os indicadores de desempenho financeiro, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho em português) ajudam o empreendedor a tomar decisões estratégicas sobre seu negócio e entender o que vale a pena ou não. No entanto, é preciso saber analisar e interpretar esses dados para eles serem, de fato, úteis.

 

Mas, afinal, que indicadores são esses e como funcionam? 

 

Neste artigo, destacaremos os principais indicadores de desempenho financeiro que podem ser utilizados para medir a saúde de uma empresa. Vamos lá! 

 

 

1- Margem Bruta

 

A margem bruta, um dos principais indicadores para medir a saúde de uma empresa, nada mais é do que o lucro obtido de um negócio em valor percentual. 

 

Seu cálculo considera o faturamento total e o custo das mercadorias ou produtos vendidos. 

 

A fórmula da margem bruta é: 

 

Margem Bruta = Lucro Bruto / Faturamento x 100

 

O lucro bruto é obtido subtraindo do faturamento o custo das mercadorias ou produtos vendidos. 

 

Quanto maior a margem, mais eficiente é sua empresa em relação às vendas. 

 

2- Margem Líquida

 

Esse indicador irá mostrar o lucro líquido da empresa em valor percentual, ou seja, o que restou do valor de vendas após a dedução de todas as despesas.

 

Sua fórmula é composta por: 

 

Margem Líquida = Lucro Líquido / Receita Líquida x 100

 

O lucro líquido é o dinheiro que sobra após a dedução de todos os custos e despesas. 

 

Quanto maior for a margem líquida, maior é a sobra que a empresa terá depois do recebimento das vendas e retirada de todas as taxas necessárias. 

 

3- Margem EBITDA

 

A sigla EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é o Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA). 

 

Esse é um dos indicadores que visam descobrir o potencial da empresa de gerar recursos, sem levar em conta os descontos financeiros e impostos. Ou seja, a partir do seu cálculo é possível entender o quanto uma empresa é eficiente e rentável.

 

A fórmula da EBITDA é: 

 

Margem EBITDA = EBITDA / Faturamento x 100

 

Quanto maior for a Margem EBITDA, mais eficiente a empresa é em gerar lucro e valor. 

 

4- Custos Fixos e Custos Variáveis

 

Os custos de um negócio estão relacionados diretamente com a atividade da empresa, sendo indispensáveis para o seu funcionamento. Eles podem ser fixos ou variáveis. 

 

Os custos fixos são aqueles que não se alteram com o tempo, independente da produção, como aluguel do escritório e folha de pagamento. Já os custos variáveis, podem mudar de acordo com o volume de produção e matéria-prima, por exemplo.

 

Logo, é essencial conhecer os custos fixos e variáveis para saber o quanto a empresa pode produzir para obter lucro em cima dos produtos. 

 

É importante não confundir custo com despesa! As despesas de uma empresa, diferente dos custos, não se relacionam com a atividade da empresa. Elas podem incluir funcionários do administrativo, conta de luz e material de limpeza, por exemplo. 

 

5- Margem de Contribuição

 

A margem de contribuição mostra quanto da venda dos produtos e serviços podem contribuir com o pagamento dos gastos fixos da empresa. Ela é um indicador essencial para entender o desempenho financeiro de um negócio, já que permite avaliar se a empresa consegue ter lucro depois de todos os pagamentos. 

 

Para calcular a margem de contribuição é preciso aplicar a fórmula: 

 

Margem de Contribuição = Preço de Venda – (Custo Variável + Despesa Variável)

 

A margem de contribuição não é lucro! Na verdade, o resultado da MC indica o quanto a empresa consegue gerar de recursos para arcar com todos os custos e despesas fixas e ainda sim, obter lucro. 

 

6- Liquidez

 

A liquidez é um indicador que serve para mostrar a capacidade da empresa de arcar com suas obrigações financeiras a curto prazo. Ela pode ser dividida em liquidez corrente, liquidez imediata e liquidez seca e para calculá-la é preciso entender sobre dois conceitos: 

 

  • Ativo circulante: engloba os recursos disponíveis de curto prazo, como caixa, contas a receber e estoque. 
  • Passivo circulante: representa as obrigações que devem ser pagas no curto prazo, como contas a pagar e impostos. 

 

Conhecendo o valor de ambos, é possível fazer as contas necessárias. 

 

Na liquidez corrente, o cálculo é feito da seguinte forma: 

 

Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

 

Um valor superior a 1 indica que a empresa possui recursos suficientes para pagar suas obrigações de curto prazo.

 

Se for igual a 1, quer dizer que o capital e as obrigações estão equilibrados. Logo, um resultado menor que 1, mostra que a empresa não tem dinheiro suficiente para pagar suas contas.

 

Na liquidez imediata, a conta não inclui o estoque nem as contas a receber e é feita assim:

 

Liquidez Imediata = (Caixa + Equivalentes de Caixa) / Passivo Circulante 

 

Ela serve para calcular se a empresa consegue pagar suas obrigações imediatamente, sem depender das vendas de ativos. Por isso, quanto maior o valor do resultado, maior a capacidade da empresa de honrar suas obrigações imediatas.

 

A liquidez seca é um indicador financeiro que mede a capacidade de uma empresa de pagar suas obrigações de curto prazo usando ativos mais líquidos, excluindo o valor dos estoques. 

 

A fórmula para calcular é a seguinte:

 

Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante

 

Um valor maior que 1 indica que a empresa possui recursos suficientes para pagar suas obrigações sem depender da venda de estoques. Já um valor menor que 1 indica que a empresa pode enfrentar dificuldades em cumprir suas obrigações de curto prazo apenas com seus ativos líquidos.

 

7- Ponto de Equilíbrio 

 

O ponto de equilíbrio é quando o faturamento e os custos e despesas estão iguais, ou seja, tem o lucro líquido igual a zero. Ele serve como referência para descobrir quando o negócio irá começar a ser lucrativo. 

 

Como o ponto de equilíbrio ajuda a empresa a descobrir o faturamento mínimo necessário para chegar no zero a zero, o resultado deve ser sempre o menor possível. 

 

Para calcular, é só aplicar a fórmula: 

 

Ponto de Equilíbrio = Custos e Despesas Fixas / Margem de Contribuição

 

A margem de contribuição é o que sobra de receita para a empresa depois de pagar o custo de produção e os impostos necessários. 

 

8- Retorno sobre Investimento (ROI)

 

O ROI é uma métrica usada para indicar o quanto uma empresa ganha em rendimentos financeiros, a partir de qualquer investimento realizado. Através dele, é possível descobrir qual foi o retorno financeiro obtido sobre um investimento.

 

O cálculo é bem simples: 

 

ROI = (Ganho Obtido – Valor do Investimento) / Valor do Investimento x 100

 

O ROI possibilita a comparação do seu retorno financeiro com o de outras empresas concorrentes. Além disso, ele pode ser usado em diferentes setores como ativos financeiros ou campanhas de marketing.

Conclusão

 

Os indicadores de desempenho financeiro desempenham um papel crucial na avaliação da saúde financeira de uma empresa. Acompanhar de perto esses indicadores permite que os gestores identifiquem áreas problemáticas, tomem decisões embasadas e implementem medidas corretivas, se necessário. 

 

Os indicadores mencionados neste artigo são apenas alguns exemplos dos principais indicadores financeiros utilizados no meio empresarial. É importante adaptar a escolha dos indicadores às necessidades e características específicas de cada empresa.

 

Como analisar tantos dados não é uma tarefa fácil, os empreendedores podem contar com a ajuda de contadores nesse processo. 

 

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