O LinkedIn é uma rede social que foi fundada em maio de 2003. Seu maior objetivo é desenvolver um ciclo de contatos profissionais, criando inúmeras oportunidades. A rede conta hoje com 500 milhões de usuários, sendo 33 milhões só no Brasil.
No artigo de hoje vou trazer algumas dicas de como captar clientes usando essa “ferramenta” de tanto sucesso. Aperte os cintos e prepare-se para decolar no mundo dos relacionamentos!
Crie uma Company Page:
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ToggleUma Company Page é um perfil específico para sua empresa. Nele estarão contidas informações importantes sobre a área de atuação, as preocupações, o nicho de mercado e até o perfil de profissionais que a empresa deseja em sua equipe.
Criar uma página para sua empresa é de grande importância para a divulgação do nome e o desenvolvimento de conteúdos. Seus funcionários conseguem marcar sua empresa e “linká-la” a Company Page, gerando autoridade. (Inclusive, é bem importante que seus funcionários tenham perfis próprios!) É bem simples criar uma! Olha só um tutorial feito pela própria rede social:
Bom, a criação da página é muito simples, maaaas sua administração requer muita atenção!
Uma dica MUITO importante: Não descreva produtos em sua página! A estratégia muito eficaz para o LinkedIn é trazer uma proximidade com seu público, não vender de cara!
Não venda de cara!
Um conceito muito importante para o sucesso em vendas no LinkedIn é o de Social Selling.
Simplificando bastante o significado do termo, temos o Social Selling como vender a partir de relacionamentos.
“Como assim? Vender com relacionamentos? É tipo um Tinder?”
Quando digo vender através de relacionamentos, quero destacar um estilo de abordagem completamente diferente do que muitos tentam (sem sucesso) nessa rede social. Você não precisa citar todos os seus produtos, falar o quanto aquele produto vai salvar vidas, chamar seu cliente e passar uma proposta sem nem o conhecer. É preciso passar uma imagem da sua empresa (um desenvolvimento de Branding) e relacionar-se com seu nicho.
Na descrição da sua empresa destaque valores, divulgue conteúdos na página (conteúdos bem estudados e que façam sentido para seu nicho de clientes) e conecte-se com o público. Esse é o caminho mais correto a se seguir!
Não é fácil! Você precisa estudar muito bem seu público, saber quais conteúdos funcionam de fato e qual linguagem e abordagem são matadoras para o contato.
A partir disso bem feito, você vai conseguir captar leads (seus potenciais clientes) e assim ter ligações e procedimentos menos “frios”.
Agora, para que os contatos e os esforços nessa rede não sejam em vão, você precisa se organizar!
Preocupe-se com seu funil de vendas:
O conceito de “funil de vendas” já é quase clichê quando tratamos de marketing digital, maaaas é de extrema importância para o sucesso nesse processo comercial!
Funil de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Normalmente um funil de vendas (ou pipeline) é dividido em 3 etapas: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).
Não quero arrastar muito esse conceito. Quero te mostrar a importância desse desenvolvimento! Se achar interessante podemos trazer futuramente um artigo completo com os passos para a estruturação de um funil.
O desenvolvimento desse funil é essencial para que cada processo, cada caminho de seu potencial cliente, seja monitorado e acompanhado da melhor forma. Seu cliente não pode ficar solto e seu processo de contato com o mesmo também não pode ficar! Com esse processo bem estruturado, você consegue saber o que fazer e se planejar para que tenha um approach matador. Organize-se e conquiste vitórias!
Conclusão:
O LinkedIn é uma das redes sociais que pode te trazer maior sucesso no processo comercial. Muitos empreendedores pecam no desenvolvimento de estratégias nessa rede. Estruture seus processos e estude formas de divulgar conteúdo de qualidade. O sucesso digital é guiado por influência e pela produção de bons materiais. (Preoucupe-se com aquilo que é linkado a sua companhia)
Lembre-se: Não tenha uma abordagem agressiva, use o Social Selling! O sucesso pode estar mais próximo do que você imagina.
Por Kadu: Gestor de conteúdos da Nucont
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