Sua contabilidade em um nível mais alto!

Como abrir o capital da empresa?

Saiba Como Se Preparar Para Abrir O Capital Da Empresa E Obter Os Melhores Resultados Post - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Entenda como funciona e como se preparar para abrir o capital da empresa de forma adequada!

Saiba o que é necessário e quais cuidados devem ser tomados para abrir o capital da empresa

Abrir uma empresa não é algo simples, visto que são muitos os fatores que precisam ser levados em consideração, processos bem elaborados e estratégias bem aplicadas para promover o crescimento do negócio. 

Sendo assim, quando você tem uma PME, é preciso ter projetos muito bem estruturados para promover a evolução do negócio. 

Para isso, diversos caminhos podem ser seguidos e sabemos que focar em questões como o crescimento empresarial de forma estratégica pode ser um grande desafio, considerando a grande demanda que precisa ser cumprida diariamente. 

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo para falar sobre uma possibilidade que está em expansão e promove muitos benefícios: a abertura de capital da empresa. 

Dessa forma, ao longo deste artigo vamos abordar as principais informações sobre o assunto e te auxiliar para aplicar essa possibilidade em seu negócio.

Abrir o capital da empresa – do que se trata?

Bom, para começar, é essencial entender do que se trata a abertura de capital da empresa… 

Esse é o termo utilizado nas situações em que os sócios de uma empresa optam por vender participações acionárias na Bolsa de Valores. 

Ou seja, a negociação de ações torna-se uma realidade na empresa, viabilizando que pessoas possam investir em ações na sua empresa. 

Com isso, o negócio passa a ter maiores chances de se expandir. 

Muitas pessoas têm a percepção de que apenas grandes empresas usufruem de benefícios ao abrir o capital da empresa na BV, contudo, cada vez mais o contrário tem sido provado. 

Isso porque existem diversas vantagens que podem ser aproveitadas com essa ação, inclusive para uma PME, que pode projetar a abertura de capital como uma estratégia para expansão do negócio. 

Contudo, para realizar isso, é preciso de:

  • Planejamento; 
  • Conhecimento das vantagens; 
  • Conhecimento das desvantagens; 
  • Estudo da Bolsa de Valores; 
  • Acordo entre os sócios – caso você tenha. 

Portanto, para te auxiliar com esses pontos, vamos apresentar quais são as principais vantagens e desvantagens existentes.

Vantagens de abrir o capital da empresa 

Quando feito com planejamento e pautado em uma estratégia bem estruturada, os benefícios promovidos por abrir o capital da empresa são muito expressivos. 

Como principais vantagens, podemos mencionar:

  • Fontes de recursos; 
  • Vantagem competitiva; 
  • Expansão do negócio;
  • Mais investimentos; 
  • Forma de lidar com dívidas; 
  • Realização de projetos maiores;
  • Redução do Custo de Capital; entre outros. 

De forma geral, a principal vantagem que pode ser observada é o investimento realizado na empresa, o que abre portas para que novos projetos sejam realizados para que a empresa se expanda e aumente as chances de se consolidar como referência no mercado. 

Entretanto, abrir o capital da empresa exige cuidados para que as desvantagens não tornem essa uma decisão que não irá gerar os resultados esperados.

Desvantagens de abrir o capital da empresa

As desvantagens de abrir o capital da empresa não são uma regra, mas sim, situações onde a sua empresa fica exposta. 

Afinal, colocar ações à venda na Bolsa de Valores permite que diferentes pessoas tenham uma participação na empresa e, quanto maior for essa participação, maior será o impacto – positivo ou negativo – que ela poderá proporcionar. 

Dessa forma, as principais desvantagens, ou melhor, pontos de atenção, que podemos mencionar são:

  • Custos e taxas elevadas (com requisitos para ter suas ações na Bolsa);
  • Maior exposição Legal;
  • Maior exigência na demonstração de resultados;
  • Pressão do mercado;
  • Menos controle da empresa;
  • Maior vulnerabilidade. 

Esses são os principais ítens que devem ser levados em consideração como pontos de atenção na ponderação de se abrir o capital da empresa e, de fato, uma boa alternativa para a sua PME.

É essencial avaliar as vantagens e desvantagens e, a partir disso, concluir se vale ou não a pena.

O que é preciso para abrir o capital da empresa?

Agora que já abordamos sobre o que se trata e as principais vantagens e desvantagens, vamos falar sobre o que é preciso para abrir o capital de uma empresa. 

É crucial conhecer os requisitos existentes para disponibilizar ações na Bolsa de Valores e se preparar para cumpri-los, por isso, vamos apresentar os principais pontos. 

IPO e CVM

IPO é a sigla para os termos em inglês Initial Public Offering, que pode ser traduzido para Oferta Pública Inicial, que nada mais é do que um documento em que se inicia a venda de ações da sua empresa para o público. 

Já a CVM é a Comissão de Valores Mobiliários, sendo um órgão regulador onde é necessário protocolar um pedido de registro. 

Análise preliminar de conveniência de abertura 

Essa análise consiste justamente na ponderação da atual situação da sua empresa, bem como os aspectos que apresentamos ao longo do artigo. 

Ou seja, é preciso verificar a viabilidade de abrir o capital da empresa, se preparar para o cenário de desvantagens e buscar as melhores formas de usufruir de todas as vantagens que são possíveis. 

Para isso, é crucial que a sua PME esteja com processos bem definidos, seja atrativa para novos sócios e tenha uma gestão financeira bem estruturada. 

A análise de viabilidade é uma etapa que precisa ser feita com muito cuidado para que a decisão de abrir o capital da empresa proporcione um futuro promissor para sua empresa e não problemas que podem te levar a perder o controle do seu negócio.

Auditoria 

A realização de uma auditoria é fundamental, inclusive para a realização do registro do IPO, CVM e na Bolsa de Valores. 

Isso porque é preciso que estejam disponíveis diversos balanços financeiros detalhados e auditoria de cada detalhe do seu negócio, o que pode inclusive ser bem custoso. 

Por isso, se preparar para a realização de auditorias e elaboração de relatórios contábeis, como DRE, Balanços e Balancetes é crucial.

Essa é uma etapa bem burocrática e que precisa ser realizada de forma minuciosa para que sua empresa esteja apta para abrir o capital, por isso, a preparação e suporte adequados são fundamentais.

Coordenador líder

 A definição de um coordenador líder também é um aspecto muito importante, visto que é preciso ter alguém à frente da realização de todos esses processos e também na adaptação da empresa para a realidade de estar disponível para a compra de ações. 

Além disso, é papel do coordenador líder coordenar as questões de marketing, precificação, análise de sócio e garantir máximo controle de todos os aspectos da empresa. 

Ou seja, essa é uma posição de extrema importância para defender os interesses da empresa, visando garantir que tudo que é mais vantajoso para o futuro do negócio seja garantido. 

Portanto, essa definição do coordenador líder deve ser feita com muita atenção e considerando a grande responsabilidade dessa posição.

Reorganização da gestão da empresa 

Ao abrir o capital da empresa, consequentemente, o seu funcionamento não será o mesmo, e é preciso se preparar para isso. 

Inclusive, uma gestão preparada para essa nova realidade é importante para os processos de auditoria, bem como para o êxito estratégico de abrir o capital. 

Portanto, deve-se planejar a gestão de acordo com o novo cenário, buscando lidar com um fator que é o que mais causa preocupação nos donos de empresa que querem abrir o capital: o controle da empresa. 

Por isso, é essencial já analisar se será necessário um conselho de sócios, como será a administração e todos os pormenores que serão necessários para garantir o pleno funcionamento da sua empresa.

Os riscos que você precisa se atentar

Abrir o capital da empresa é algo cada vez mais buscado por ser benéfico, entretanto, é um processo trabalhoso, não podemos negar. 

Por isso, é crucial conhecer e se atentar aos riscos existentes, buscando manter a sua empresa em um caminho próspero com essa decisão. 

Os riscos existentes estão atrelados às desvantagens que mencionamos anteriormente, sendo que um que deve receber máxima atenção é em relação aos custos existentes… 

Isso porque a realização de auditorias, elaboração e aplicação de um plano de marketing e tantos outros fatores geram muitos custos que sua empresa precisa estar preparada para arcar. 

Além disso, a exposição Legal demanda um cuidado ainda mais minucioso com questões fiscais, buscando evitar que sua empresa tenha graves problemas e prejuízos.

As questões contábeis também se tornam ainda mais importantes e precisam de mais cuidados, visto que relatórios sobre o desempenho do negócio devem sempre ser disponibilizados para todos os sócios da empresa. 

Por fim, a perda de controle da empresa é um dos maiores riscos, que precisa ser considerado e encontradas formas de evitar já na estruturação da nova gestão.

Conte com quem pode te ajudar!

Para abrir o capital da empresa sem complicações, cumprindo com todos os critérios, e manter o pleno funcionamento de acordo com o que é necessário, o suporte contábil é indispensável. 

Por isso, contar com profissionais qualificados, experientes e preparados para te auxiliar é um fator de extrema importância. 

Dessa forma, você pode contar conosco, da RT Count, para sermos seu braço direito em tudo isso!

Nossa equipe está preparada e apenas aguardando o seu contato para te auxiliarmos de perto com todas as questões necessárias. 

Portanto, não hesite em nos contatar!
QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Descubra Como Garantir Uma Carga Enxuta E Uma Gestao De Impostos Impecavel Post - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Cálculo e gestão de impostos – como realizar?

Entenda como funciona o cálculo e gestão de impostos e como manter esses aspectos impecáveis em sua PME! Mantenha seu negócio em máxima conformidade compreendendo o cálculo e gestão de impostos Buscar formas de simplificar o dia a dia da

Conheca A Ferramente Que Vai Dar Fim A Sua Carga Tributaria Excessiva Post - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Análise tributária – como funciona?

Entenda o funcionamento da análise tributária e o porquê de ela ser fundamental para uma carga tributária enxuta em sua PME! Dê adeus à carga tributária excessiva, por meio de uma análise tributária precisa para o seu negócio Você já

Contabilidade Consultiva - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Contabilidade consultiva: quais as vantagens para o seu negócio

Conheça as principais vantagens de uma contabilidade consultiva para o seu negócio Entenda como a contabilidade consultiva pode proporcionar diferenciais à sua empresa Os gestores de empresas estão cada vez mais atribulados e, com isso, é bastante comum observarmos o

Descubra Como Fidelizar Clientes Atraves De Uma Contabilidade Consultiva Post (1) - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Como fidelizar clientes com a contabilidade consultiva?

Descubra como fidelizar clientes através de uma contabilidade consultiva em sua PME! Saiba quais os benefícios de contar com os serviços da contabilidade consultiva em prol da fidelização dos seus clientes O mundo está em constante transformação e o advento

Conheca A Transformacao Proporcionada Pela Contabilidade Gerencial E Consultiva Post - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Contabilidade gerencial e consultiva – como funciona?

Conheça o processo de transformação que uma contabilidade gerencial e consultiva é capaz de proporcionar ao seu negócio! Entenda o papel da contabilidade gerencial e consultiva no desenvolvimento e sucesso de um negócio Se você parar por alguns minutos para

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Conheça os atalhos para fazer a sua empresa lucrar mais…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top