Sua contabilidade em um nível mais alto!

Carga tributária de construtoras: do que você precisa saber?

Conheca Algumas Estrategias Para Reduzir A Carga Tributaria De Sua Construtora Blog (1) - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Conheça algumas estratégias para reduzir a carga tributária de sua construtora

Engenheiro, quer saber como reduzir a carga tributária de sua construtora? Confira, neste artigo, algumas estratégias que trouxemos especialmente para você 

Os impostos e os tributos fazem parte da vida de todo profissional, independentemente do seu ramo de atuação. Eles são inevitáveis, visto que são obrigatórios, e, ao serem recolhidos pelos órgãos responsáveis por valores altos, podem impactar a lucratividade de sua construtora.

Como muitos sabemos, a tributação brasileira é repleta de especificidades que a tornam complexa; isso sem falar na carga tributária, que pode ser alta. 

Por conta disso, a tributação é a fonte de dores de cabeça de muitos gestores de construtoras, os quais, muitas vezes, têm problemas com a complexidade e com obrigações tributárias que incidem sobre os materiais utilizados durante a realização de suas atividades e seus serviços.

É essencial que você saiba que pagar impostos indevidos ou de maneira excessiva pode ser um problema para a sequência de seu trabalho – visto que o alto custo irá fazer com que perca recursos para possíveis investimentos, além de diminuir os rendimentos de sua construtora.

Desta forma, visando auxiliá-lo durante o processo onde busca reduzir a carga tributária de sua construtora, criamos este artigo.

Portanto, esperamos que siga conosco até o final e tenha uma excelente leitura!

Carga tributária – definições e impactos para as construtoras

A carga tributária do nosso país é considerada uma das mais complexas do mundo, sendo assim, torna-se um grande empecilho na vida de todos os empresários.

Afinal, é preciso resolver todas as questões referentes às burocracias – como é o caso de tudo o que envolve o sistema tributário – para que consiga realizar suas atividades de maneira legal. 

Construção civil sempre foi uma área de destaque no empresariado brasileiro e, apesar das inúmeras dificuldades inerentes a todo empreendedor, você tem cumprido bem o seu papel de gestor e está em plena atividade com a sua empresa.

Os desafios são constantes e, muitas vezes, alguns aspectos são capazes de desestimulá-lo, como, por exemplo, a alta carga tributária do país, que acaba afetando diretamente os resultados financeiros do seu empreendimento.

Mas, por outro lado, é verdadeiro dizer que existem maneiras de contornar essas perdas e, efetivamente, economizar, pagando menos tributos. Dito isso, ao tratarmos das situações obrigatórias para que uma construtora atue dentro das conformidades, é preciso estarmos atentos a tudo o que engloba o sistema tributário – bem como a carga tributária, a fim de evitar custos altíssimos e de maneira recorrente.

Para que você se situe um pouco mais em relação às cargas tributárias, veja abaixo alguns dos impostos que as compõem:

  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): tributação paga para a seguridade social;
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins): tem como finalidade assegurar e proteger os direitos básicos dos trabalhadores – por meio de uma alíquota cobrada;
  • Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ): é calculado de acordo com o regime tributário e com o faturamento da empresa;
  • Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS): trata-se de um recolhimento mensal como forma de garantir que a aposentadoria do trabalhador seja paga no futuro;
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): imposto relacionado aos produtos comercializados e fabricados no Brasil ou no exterior;
  • Programa de Integração Social: valor pago como benefício ao trabalhador.

Esses impostos, portanto, variam e dependem do regime tributário definido para o empreendimento em questão – neste caso, a sua construtora.

Como funcionam as cargas tributárias

Todo empreendedor já ouviu falar dos tão conhecidos regimes tributários, que são:

Contudo, o que muita gente ainda não sabe é que, sem o conhecimento técnico, escolher entre essas opções pode diminuir os resultados da sua empresa ainda mais.

Isso acontece porque os encargos de cada um desses regimes é diferente e, além disso, depende também da atividade exercida e do seu rendimento.

Sendo assim, você pode estar pagando mais do que é devido e, dessa forma, atrapalhando o caixa da sua empresa e impedindo a obtenção de números muito mais satisfatórios.

Nesse cenário, é muito importante contar com um serviço de planejamento tributário e deixar as obrigações tributárias da sua empresa nas mãos de quem entende do assunto.

Com esse planejamento, você terá certeza de que a sua carga tributária é mais justa por se enquadrar no regime ideal e, ainda, cumprirá com todas as suas obrigações dentro do prazo.

As mudanças na carga tributária para construtoras

Quaisquer que sejam as mudanças realizadas no sistema tributário, ou alteração da carga tributária, os impactos poderão ser imediatos.

É preciso entender que não existe um sistema específico para as construtoras, pois cada região possui uma legislação específica para tal atividade. Com isso, deve-se atentar às especificações e aos benefícios que cada uma delas pode trazer.

Estratégias para redução das taxas referentes aos tributos

Ao notarmos os gastos excessivos nas taxas e valores cobrados sobre nossos impostos, certamente identificamos que algo não está certo. 

Desta forma, esses imprevistos financeiros fazem com que nossas estratégias e planejamento inicial sejam interrompidos. Tornando-se inviáveis de seguir o que foi elaborado inicialmente, por conta dos altos valores sobre os pagamentos referente às tributações.

Mas, ainda existem maneiras possíveis de reduzir as cargas tributárias de sua construtora…

Veja a seguir quais são elas:

  • Planejamento tributário;
  • Incentivos fiscais;
  • Cumprimento dos prazos;
  • Alteração de enquadramento – passar a sua construtora para PJ;
  • Suporte especializado.

Diante de tudo isso, para que você possa compreender melhor sobre cada uma dessas etapas, confira abaixo as suas definições.

Planejamento tributário

O planejamento tributário é o melhor caminho, dentre todos os recursos possíveis, para que você consiga reduzir o valor dos tributos cobrados.

Afinal, é através dele que você conseguirá analisar as propriedades de sua construtora e dos serviços prestados por ela, de maneira que encontre a melhor solução para se enquadrar em um regime tributário mais adequado e que traga maiores benefícios – ou até mesmo um novo regime, através da mudança.

Terceirizacao De Mao De Obra - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Desta maneira, podemos dizer que a elaboração desse recurso de maneira antecipada é um fator crucial para a saúde financeira de sua construtora – bem como os custos aos quais terá de pagar, como impostos. 

Incentivos fiscais

Trata-se de incentivos fiscais todas as estratégias e recursos voltados à redução da carga tributária de um negócio. Contudo, você precisará analisar atentamente os detalhes existentes dentro do sistema em que sua construtora está enquadrada para que possa realmente usufruir de tais benefícios.

Desta forma, contar com um suporte contábil é de extrema importância e se faz necessário para o prosseguimento de todas essas medidas, visto que os profissionais possuem conhecimento de sobra em relação à legislação e os benefícios que podem ser adquiridos no seu negócio.

Cumprimento dos prazos

Ao cumprir os prazos adequadamente, você evita riscos e possíveis punições – como por exemplo multas e outros problemas fiscais.

Assim, você evita que a carga tributária se torne ainda maior.

Possibilidade de tornar-se um PJ

Tornar-se Pessoa Jurídica (PJ) é uma das maneiras mais viáveis para obter diminuição nos custos, porém, poucos são os profissionais do ramo que conhecem sobre.

Para que isso ocorra, é preciso buscar a mudança de enquadramento para o Simples Nacional – um regime com menores exigências e complexidade quanto aos fatores tributários.

Entretanto, para que não enfrente adversidades durante esse processo, é recomendado que conte com o suporte de especialistas.

Suporte especializado

Como podemos ver no decorrer deste artigo, são muitas as burocracias e complexidades e, por isso, é necessário contar com um serviço de contabilidade especializado no assunto para que possa ter auxílio adequado – bem como tomar decisões assertivas e eficazes.

Portanto, conte com um serviço contábil com expertise em questões tributárias para você e foque apenas na qualidade de seus serviços.

Afinal, caso você tome decisões por conta própria, falhas poderão ocorrer, aumentando ainda mais os prejuízos em sua construtora.

Problemas e impactos do alto custo tributário para as construtoras

Uma empresa precisa lidar com uma série de obrigações para estar em conformidade, e uma delas trata-se da carga tributária, que, infelizmente, quando muito alta, acaba diminuindo o faturamento.

No entanto, apesar da legislação que envolve a tributação de empresas ser muito complicada, existe um meio que pode garantir a economia à qual a sua construtora tem direito.

Alguns dos problemas mais comuns referente à carga tributária:

  1. Complexidade;
  2. Desigualdade;
  3. Insegurança.

Dessa forma, esses problemas geram algumas consequências que impactam diretamente a produtividade e a execução dos serviços.

As consequências desses problemas

Como dito no tópico anterior, essas adversidades causadas através das cargas tributárias afetam diretamente diversos setores do seu empreendimento.

Sendo assim, uma série de consequências impedem as construtoras de normalizar suas atividades, como:

  • Custos e/ou gastos elevados – como abordamos desde o início, buscando meios de reduzir os tributos;
  • Defasagem no planejamento e valores separados para investimentos;
  • Litígios com o Fisco.

Portanto, visando evitar todos esses problemas e todos esses transtornos, tenha em mente que você precisa contar com uma contabilidade especializada no setor de construtoras; com esse apoio, você terá todo o suporte necessário e resolverá todas as suas questões.

A contabilidade especializada a seu favor

Evite todo tipo de confusão e prejuízos financeiros…

Dispor de um setor administrativo mais cauteloso, com custos menores e apresentando mudança da mentalidade do gestor, justamente ao ter entendido que as contas pessoais são totalmente distintas das relacionadas à empresa, é um grande passo para reduzir despesas e para aumentar lucros.

Tenha o apoio dos especialistas da RT Count e evite os eventuais problemas durante a sua construção cívil.

Fundada em 1986, a RT Count vem, ao longo dos anos, firmando sua imagem corporativa, sendo, hoje, reconhecida e respeitada em seu mercado de atuação pela experiência nas assessorias fiscal, contábil e de pessoal.

Oferecendo muito além do simples serviço contábil, os especialistas da RT Count dispõem de soluções práticas e tecnológicas que vão simplificar e trazer mais tranquilidade para o seu dia a dia.

Nosso serviço de contabilidade para engenheiros vai ajudá-lo da melhor maneira!

Portanto, não perca tempo…

Conte com a RT Count!

Fale conosco agora mesmo!

Para isso, basta preencher o formulário com seus dados e, em breve, um de nossos especialistas entrará em contato.

Ou, caso prefira, pode nos contatar por meio de nosso WhatsApp, clicando no ícone localizado no canto inferior direito da tela.

Estamos o esperando!

QUERO AJUDA COM A CARGA TRIBUTÁRIA EM MINHA CONSTRUTORA

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.

Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.

Estamos apenas te esperando.

 
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Implemente Uma Gestao De Excelencia Na Sua Clniica Odontologica E Sorria Muito Mais Com Os Resultados Blog - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Gestão financeira: como implementar no seu consultório

Implemente uma gestão de excelência na sua clínica odontológica e sorria muito mais com os seus resultados Entenda a real importância de uma gestão financeira efetiva para garantir o sucesso da sua clínica de odontologia Ao se tornar um profissional

Saiba Mais Sobre Como Ter Um Faturamento Me Otimizado Por Meio De Um Controle Financeiro Blog - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Como otimizar o seu faturamento ME?

Saiba mais sobre como ter um faturamento ME otimizado por meio de um controle financeiro Uma boa gestão financeira aliada a um controle adequado pode pode proporcionar diretamente a melhoria no faturamento ME Sabemos que o faturamento ME depende muito

Confira 3 Beneficios Surpreendentes Do Planejmanto Contabil Para A Sua Empresa De Mao De Obra Terceirizada Blog - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Planejamento contábil: quais os 3 maiores benefícios

Confira 3 benefícios surpreendentes do planejamento contábil para a sua empresa de mão de obra terceirizada Veja como o planejamento contábil pode ser mais do que um recurso, mas um grande diferencial para o seu negócio A terceirização é uma

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Entenda agora por que manter a saúde financeira do seu…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp