Fique por dentro dos impostos sobre mão de obra na construção civil e atue 100% dentro da lei
Índice
ToggleEntenda a importância de manter a sua construtora na mais completa conformidade com a legislação tributária
Atuar no ramo da construção civil, em uma construtora, exige muito do gestor, não apenas com relação ao conhecimento técnico e ao entendimento amplo sobre o universo das obras, mas principalmente com relação à gestão do negócio.
Sim, a fim de que essa roda possa girar, de modo que o negócio seja sustentável e lucrativo, é necessário dominar diversos aspectos que permeiam os bastidores do negócio, como, por exemplo, as demandas da administração, as questões da contabilidade e os pormenores que fazem parte do departamento financeiro.
Com uma organização efetiva desses três aspectos cruciais, você consegue ter uma construtora alinhada, em dia com as obrigações e pronta para lucrar.
Pois bem, hoje falaremos sobre um tema que é mais voltado para a contabilidade, mas que no final das contas também repercute nos demais, até mesmo na atividade-fim do negócio, ou seja, nas obras.
Iremos tratar dos impostos sobre mão de obra na construção civil, de modo a lhe dar um panorama completo de quais são eles e do que eles representam para a sua construtora.
É dessa forma que você garante uma gestão forte, à prova de crise e com elevado potencial de crescimento.
E então, está pronto?
Vamos em frente!
Impostos sobre mão de obra na construção civil: entenda!
Falar de impostos sobre mão de obra na construção civil ou de impostos em qualquer setor econômico do Brasil é entender que estamos diante de uma das mais altas cargas tributárias do mundo, sem contar com a grande burocracia e com a morosidade que são características já conhecidas do país.
É, amigo gestor, ser empresário não é fácil – e você precisa lidar com uma série de desafios na sua rotina para que nada saia dos trilhos.
Com as dificuldades que já fazem parte da rotina do empresariado brasileiro, ainda vem uma pandemia para colocar à prova, obviamente, a questão da saúde, mas também a capacidade dos gestores de manterem os seus negócios de pé.
Mas, e então… Com relação aos impostos sobre mão de obra na construção civil, quais são eles?
Existem duas modalidades específicas de impostos que incidem na mão de obra na construção civil, sendo eles:
- Trabalhistas;
- Previdenciários.
Impostos trabalhistas
Bom, por mais que a terceirização seja uma constante na construção civil, não há como negar que muitos gestores de construtora ainda preferem ter os seus próprios colaboradores, com a contratação pela via trabalhista, ou seja, CLT.
Sendo assim, quando falamos de impostos sobre mão de obra na construção civil, na seara trabalhista, logo você precisa entender que se trata dos pagamentos de impostos mês após mês para os seus funcionários.
Já com relação às alíquotas, cada região do país adota valores diferentes e você precisa estar atento às porcentagens praticadas no seu estado.
Impostos previdenciários
Bom, quando você faz a contratação de colaboradores para a sua construtora, precisa entender como as leis funcionam, até porque, além dos valores referentes aos salários, existem os encargos previdenciários que, inclusive, são determinados por lei específica.
Podemos dar alguns exemplos para que você entenda do que estamos falando:
- INSS;
- FGTS;
- Adicional de férias;
- 13º salário.
Ou seja, quem opta pela contratação por via da CLT, obrigatoriamente, precisa cumprir os impostos previdenciários, tanto para manter a empresa regular quanto para evitar eventuais processos trabalhistas.
Infelizmente, nem todo gestor entende a necessidade de contar com o contador, não apenas em demandas pontuais, mas sim na gestão efetiva no dia a dia e, desse modo, acaba comprometendo o bom andamento do negócio por tomar decisões sem embasamento técnico.
Bom, neste artigo, você irá entender a importância desse profissional no seu negócio a partir do tópico a seguir.
Assim, terá em suas mãos a decisão de gerar as transformações necessárias para otimizar a gestão da sua construtora.
A contabilidade na construção civil
Pois bem, caro amigo gestor, ter esse panorama dos impostos sobre mão de obra na construção civil é fundamental para garantir o cumprimento dos seus deveres e das suas obrigações, mantendo tudo em ordem e, consequentemente, para ter colaboradores motivados e satisfeitos com o trabalho.
Contudo, gerir uma construtora não é tarefa das mais simples, pois existem outras frentes do negócio que precisam da sua presença e do seu olhar a fim de que todos os detalhes estejam sempre impecáveis.
Dessa forma, nada melhor do que buscar um apoio contábil especializado para proporcionar uma gestão profissional da sua contabilidade e para manter o negócio sempre em total conformidade com as leis vigentes, evitando erros, inconsistências e prejuízos.
Sim, não estar em dia com os impostos sobre mão de obra na construção civil pode gerar prejuízos recorrentes ao seu caixa, comprometendo seriamente os seus lucros.
Tudo bem que focamos em falar sobre os impostos sobre mão de obra na construção civil, mas também existem outros que também fazem parte de todo o contexto desse ramo empresarial, como:
- ISS;
- PIS;
- COFINS;
- CSLL;
- IRPJ.
Quando você tem ao seu lado uma equipe de contadores que entendem bem dos bastidores contábeis de uma construtora, logo passa a garantir decisões assertivas e, consequentemente, mais segurança e tranquilidade para a sua gestão.
É muito importante que você tenha essas garantias para conseguir lidar com as demais atribuições pertinentes às suas atividades sem a necessidade de acumular funções e de prejudicar todo o bom andamento do negócio.
Vale ressaltar que uma contabilidade especializada atua no bom gerenciamento e no cumprimento do pagamento de impostos sobre mão de obra na construção civil, mas também cuida de demandas não menos importantes, como:
- Planejamento tributário;
- Atualização de licenças e alvarás;
- Fluxo de caixa;
- Relatórios contábeis;
- Gestão financeira.
Lembra que, no início deste artigo, a gente falou a respeito de uma tríplice que faz parte de uma construtora, sendo elas a administração, a contabilidade e o financeiro?
Pois bem, a gestão contábil profissional tem papel determinante para que você tenha sucesso no seu negócio como um todo.
O que é uma contabilidade especializada?
Até aqui a gente falou sobre os impostos sobre mão de obra na construção civil e mostramos como funciona a contabilidade e os seus serviços que são cruciais para todo e qualquer negócio.
Mas, neste tópico, abordaremos o papel de uma contabilidade especializada na construção civil, que é algo muito diferente do que uma gestão contábil generalista, por exemplo.
Bom, o suporte contábil especializado se trata de você ter ao seu lado profissionais que já atuam com serviços direcionados para o seu setor de atuação e, portanto, são ambientados com a estruturação de negócios similares ao seu, o que é uma grande vantagem competitiva.
Por mais que cada construtora tenha características distintas, ter um contador que fala a sua língua e que já tem acesso a decisões testadas e validadas garante muito mais agilidade nos processos.
Então, recapitulando de forma mais dinâmica, as vantagens de uma contabilidade especializada em construção civil são:
- Agilidade nos processos;
- Decisões mais assertivas;
- Melhor comunicação entre você e o contador.
Em um mercado com uma concorrência desleal, como o da construção civil, buscar diferenciais capazes de colocar a sua construtora em um patamar acima, com as demandas internas muito bem organizadas e geridas, sem sombra de dúvidas é uma decisão estratégica que você precisa não apenas considerar, mas também colocar em prática.
E caso você ainda esteja cuidando dessas questões ligadas ao departamento contábil e ao financeiro sem um apoio profissional, esse é mais um sinal de que você precisa fazer uma transformação interna.
Pois bem, é muito importante entender sobre esses aspectos ligados à contabilidade especializada, mas você há de convir que melhor ainda é saber com quem você pode contar, na prática, para gerenciar a sua contabilidade de forma impecável.
No próximo – e derradeiro – tópico, daremos a dica que fará toda a diferença na sua construtora.
Conte com as soluções contábeis da RT Count!
Você está com dificuldades na gestão contábil da sua construtora e os impostos sobre mão de obra na construção civil deixam você desnorteado?
Bom, que uma contabilidade especializada em construção civil fará toda a diferença, você já sabe, mas o que ainda não sabia é que nós, da RT Count, podemos te ajudar em tudo aquilo de que você precisa!
Sim, somos referência em gestão contábil para construtoras e dispomos de profissionais altamente qualificados e dos melhores recursos do mercado para proporcionar os melhores serviços em contabilidade para o seu negócio.
As nossas soluções são completas, ou seja, atuamos com um mix de serviços que englobam todas as necessidades do seu negócio, com foco total na conformidade da sua construtora com as leis vigentes, de modo a garantir a tranquilidade de que você precisa e merece.
Para ter acesso a todas essas vantagens e contar, efetivamente, com as soluções da RT Count para a sua construtora, basta clicar no ícone do WhatsApp que disponibilizamos logo abaixo e enviar uma mensagem.
O quanto antes, um dos nossos consultores irá respondê-lo.
Desde já, agradecemos pela sua visita em nosso blog e aguardamos o seu contato.
Manter a sua construtora na mais completa conformidade com a legislação tributária
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.
Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!