Entenda a importância e de que forma implementar um efetivo controle e gestão de clientes em sua empresa de engenharia!
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TogglePotencialize os seus resultados como engenheiro, por meio de um controle e gestão de clientes impecável
Quando falamos na atuação de engenheiros, sabemos que tratam-se de profissionais que precisam lidar com rotinas cheias e repletas de processos para entregar processos minuciosamente estruturados, com máxima excelência.
Entretanto, cumprir com este objetivo ao mesmo tempo em que coloca em prática todos os pontos necessários para uma gestão efetiva do negócio é um grande desafio…
Por isso, é essencial que você, engenheiro, tenha o conhecimento necessário para colocar todos os processos necessários em prática de forma ágil e efetiva.
Dentre esses processos, um que nem sempre recebe a atenção devida é o controle e gestão de clientes, o que pode ser um erro fatal para o negócio.
Sabendo disso, preparamos este conteúdo especialmente para tratar sobre este assunto, mostrando a importância do controle e gestão e de que forma você pode implementar na sua rotina.
Controle e gestão de clientes – como funciona?
Para começar, é fundamental compreender como funciona o controle e gestão de clientes em um negócio de engenharia.
Como você bem sabe, a realização de um projeto demanda tempo, estudo, planejamento, cálculo e tantos outros processos para que a entrega seja excelente e satisfatória.
Para isso, é preciso ter contato com o cliente e diversos dados que vão viabilizar:
- Contato rápido com o cliente, sempre que necessário;
- Acesso a todas as informações passadas na contratação dos serviços;
- Organização dos seus prazos;
- Acompanhamento do projeto;
- Maior satisfação ao cliente.
Ou seja, o controle e gestão de clientes funciona como uma forma de manter cada detalhe referente aos clientes que você atende bem organizadas, com fácil acesso e, assim, permitindo que você preste um serviço de máxima qualidade.
Portanto, é algo essencial para a sua atuação e, para evidenciar isto de forma completa, vamos apresentar os principais pontos de importância.
Mas afinal, na prática, por que é tão importante?
Agora que já demos um panorama geral de como funciona, vamos te mostrar com aspectos práticos os porquês de o controle e gestão de clientes ser tão importante para o seu desempenho profissional e, consequentemente, para os seus resultados.
Dados importantes sobre os clientes
Ao ter controle e realizar a gestão de cada cliente que é atendido, você recolhe dados importantes sobre eles.
Esses dados costumam abranger:
- Dados pessoais;
- Contato;
- Dados para o contrato;
- Qual o projeto;
- Orçamento do projeto;
- Data final;
- Especificidades para realização do projeto; entre outros.
Tudo isso será de extrema importância para o serviço que você irá prestar, por isso, é crucial ter muita atenção com a coleta de dados e com a gestão para manter o fácil acesso a eles, sempre que necessário.
Organização dos prazos
Com um efetivo controle de todos os dados coletados inicialmente, você conseguirá realizar uma organização dos prazos muito mais efetiva.
Afinal, alguns projetos são mais complexos que outros, demandam mais tempo e saber como se organizar é essencial para que todas as entregas sejam realizadas adequadamente.
Portanto, é importante definir os prazos de acordo com as especificidades, complexidade e outros pontos que você precisa considerar.
Gestão de projetos
O desenvolvimento dos projetos passa por diversas etapas, burocracias e processos para que se chegue ao resultado final…
Sem um controle e gestão de clientes, torna-se inviável realizar uma gestão que promova o desenvolvimento impecável de cada projeto.
Afinal, como garantir que o projeto está caminhando da forma correta se você não tiver acesso às informações iniciais passadas pelo cliente?
Sendo assim, esse é mais um ponto onde o acesso aos dados do cliente é simplesmente indispensável.
Atendimento personalizado
O mercado de engenharia é competitivo, logo, os diferenciais que você oferece são decisivos para os resultados que você irá obter.
Quando você demonstra ter um controle e gestão de clientes e efetivamente mostra isso ao longo do projeto, acaba oferecendo um atendimento personalizado, ou seja:
- Focado nas necessidades do cliente;
- Com cuidado em cada especificidade;
- Acompanhamento direto com o cliente;
- Contato mais próximo.
Tudo isso faz com que um diferencial seja percebido pelos seus clientes em relação aos seus serviços, te tornando uma autoridade e referência em qualidade, organização e personalização dos serviços.
Autoridade do seu negócio no mercado
Com tudo o que apresentamos até aqui, é possível garantir as condições necessárias para consolidar o seu negócio como autoridade no mercado de engenharia.
Desta forma, por um controle e gestão de clientes que proporciona satisfação expressiva, quando possíveis clientes buscarem por você, terão como referência um serviço realizado com organização, cuidado, controle e efetiva gestão.
Assim, você tem os principais aspectos necessários para potencializar os resultados que obtém e proporcionar o sucesso que almeja.
Os maiores problemas de não ter um controle e gestão de clientes
Quando evidenciamos os pontos mais importantes do controle e gestão de cliente, não se trata de benefícios que você pode tranquilamente optar por usufruir ou não.
A realidade é que trata-se de algo essencial para o desenvolvimento do seu negócio, para o seu retorno financeiro e crescimento no mercado da engenharia.
Sendo assim, não ter um controle e gestão eficientes pode causar diversos problemas, sendo que os principais são:
- Atraso nas entregas;
- Erros nos projetos;
- Falta de relacionamento com o cliente;
- Insatisfação;
- Descredibilização no mercado;
- Prejuízos financeiros;
- Perda de clientes.
Ou seja, são pontos que você deve evitar para ter um desempenho sempre de máxima excelência.
E para auxiliar com isto, vamos apresentar algumas dicas simples e práticas que farão toda a diferença em seu dia a dia.
4 dicas para implementar o controle e gestão de clientes de forma precisa
Sabemos que em meio a sua rotina repleta de afazeres, pode parecer mais um desafio precisar prezar por detalhes referentes às informações dos clientes.
Pensando nisso, preparamos 4 dicas que, apesar de simples, vão te auxiliar de forma expressiva a ter um controle e gestão precisos dos clientes.
Assim, você manterá seu negócio distante dos riscos que apresentamos e usufruindo de todos os benefícios possíveis.
Utilize um sistema
A tecnologia é uma grande aliada, sendo que cada vez mais está automatizando processos, otimizando tempo e proporcionando facilidades muito importantes para os mais diversos negócios.
Sendo assim, aproveitar esta possibilidade para realizar o controle e gestão de clientes é crucial, bem como demais funcionalidades de um sistema voltado para engenheiros pode te auxiliar também em outras atividades.
Para escolher um bom sistema, é essencial levar alguns aspectos em consideração, como:
- Quais as suas necessidades;
- Funcionalidades do sistema;
- Suporte oferecido;
- Usabilidade;
- Custo-benefício.
Todos esses são aspectos fundamentais que impactam em uma boa escolha de sistema para o seu negócio.
Caso contratar um software não seja algo viável para o seu negócio no momento, a estruturação de uma planilha também pode auxiliar.
Organize todas as informações já no primeiro contato com o cliente
Para que o seu controle e gestão de clientes seja efetivo, deve começar corretamente desde o primeiro contato com o cliente.
Ou seja, assim que o projeto for acordado e o contrato assinado, já é preciso fazer o levantamento de todas as informações pertinentes.
Dessa forma, pode ser benéfico ter um formulário para utilizar como base, com todas as informações que são imprescindíveis e, assim, você só acrescenta possíveis particularidades de cada cliente, tendo acesso a todas as informações cruciais.
Verifique as informações diariamente
Lidar com informações é algo que demanda cuidado, visto que são dados valiosos para o seu desempenho.
Portanto, é crucial ter um controle dos clientes e colocar nos processos da sua gestão uma verificação diária, apenas para bater se todas as informações de cada cliente estão adequadas ou se algum ajuste precisa ser realizado.
Assim, você consegue manter a organização e evitar que algum dia as informações não sejam corretamente lançadas no sistema, por exemplo, e problemas futuros sejam gerados.
Tenha um cronograma bem definido
Com base em todos os dados que você tem acesso por meio do controle e gestão de clientes que atende, torna-se possível elaborar um cronograma bem definido para execução dos projetos.
Ou seja, utilize estes dados para organizar o período de tempo total para cada projeto e em quais momentos cada etapa será realizada.
Dessa forma, você evita a sobrecarga de trabalho para lidar com todos os projetos e, assim, também evita atrasos, erros, confusões de informações e outras situações prejudiciais.
Tenha tranquilidade para focar no melhor desempenho da sua profissão!
Para que você tenha o melhor desempenho possível atuando como engenheiro, é preciso ter tempo para se dedicar a questões como o controle e gestão de clientes e demais processos que garantem a excelência da sua prestação de serviço.
Entretanto, para isso, é preciso ter tranquilidade para focar nisso, com a certeza de que aspectos contábeis, fiscais e financeiros estejam impecáveis.
E você pode contar conosco, da RT Count, para isso!
Para começar, vamos te disponibilizar um material para auxiliar no seu dia a dia:
Modelo gratuito de contrato de prestação de serviços de engenharia!
Porém, podemos ir além e atuar como seus aliados para realizar todos os processos contábeis essenciais para o seu negócio.
Sendo assim, basta entrar em contato conosco agora mesmo!
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