Confira as melhores dicas de como precificar serviços de TI e não sair no prejuízo
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ToggleSaber como precificar serviços de TI pode alavancar as vendas e aumentar a confiança dos seus clientes sobre os serviços.
Precificar serviços de TI pode ser mais complicado do que precificar um produto. Acertar significa valorizar seu tempo e experiência e pesar com precisão as percepções do cliente.
Há muitos motivos pelos quais você pode querer revisar os preços dos seus serviços – talvez você tenha recebido um credenciamento oficial, talvez suas despesas gerais tenham aumentado ou você queira financiar a expansão de seus negócios.
Seja qual for o motivo, você precisará planejar cuidadosamente antes de precificar serviços de TI em sua empresa.
Você deve começar identificando os benefícios que seu serviço oferece aos clientes e atribuir um valor a cada um desses benefícios.
Antes de precificar serviços de TI pesquise o seu mercado
A próxima etapa é realizar uma pesquisa de mercado simples. Procure online para descobrir com quem você está competindo, o que eles oferecem e por quanto.
Se você descobrir que seus preços atuais ou projetados são mais altos do que os cobrados por seus concorrentes, você corre o risco de perder clientes para seus rivais. Isso não significa que você deve reduzir seus preços, defina-os muito baixos e os clientes podem achar que seu serviço é inferior.
Antes de precificar serviços de TI calcule seus custos
Em seguida, você precisa entender quanto custa fornecer seu serviço aos clientes. Calcule seus custos diretos e indiretos ao fornecer seus serviços, incluindo mão de obra, treinamento, despesas gerais, incluindo estoque, suprimentos e marketing. Você precisará decidir até que ponto esses custos devem ser refletidos em seus preços.
Existem dois modelos básicos de preços a partir dos quais trabalhar:
- Preços de custo acrescido, que envolve adicionar uma margem aos custos de equilíbrio;
- Preços baseados em valor, que levam em consideração o valor do seu serviço para os clientes.
Um preço baseado em valor reflete o que um cliente está disposto a pagar. Você pode cobrar mais se tiver criado clientes leais, oferecer um serviço de qualidade superior ou for visto como melhor do que seus rivais.
Antes de precificar serviços de TI reúna feedback sobre seus preços
Para ter uma ideia do valor do serviço que você oferece, pergunte a seus clientes o que eles estão dispostos a pagar e por quê. Quem oferece o melhor serviço na sua área? O que os clientes esperam de seu dinheiro? Quanto eles valorizam as qualificações e a experiência?
Obtenha feedback sobre seus próprios padrões de serviço também, para ver como você se compara ao mercado.
A melhor hora para coletar feedback sobre o seu serviço é imediatamente após tê-lo fornecido, enquanto ele ainda está fresco na mente das pessoas. Um questionário simples funciona bem.
Você também pode realizar pesquisas simples online. Os clientes podem estar mais inclinados a responder de forma honesta e aberta a uma pesquisa online devido ao anonimato que ela oferece.
Defina um preço
Depois de avaliar o valor de sua oferta, você pode colocar um preço nela.
Os clientes têm menos probabilidade de tolerar um aumento de preço se ele parecer inesperado e não tiver justificativa.
Considere se vale a pena oferecer valor extra no momento de um aumento de preço. Você também pode alterar o preço realizando um teste para ver como ele será recebido.
Você deve precificar serviços de TI a cada seis meses. Dessa forma, você pode acompanhar as mudanças do mercado de Tecnologia da Informação e corrigir os preços para refletir seus custos e mudanças no seu mercado.
Isso ajudará a evitar a necessidade de grandes aumentos repentinos de preços, porque seus preços não são revisados há muito tempo, o que será desanimador para os clientes.
Também é importante ter algum tipo de plano e estratégia para precificar serviços de TI, pois seu preço deve ser consistente com isso.
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