Sua contabilidade em um nível mais alto!

ICMS a recolher é ativo ou passivo?

Descubra Se O Icms A Recolher E Ativo Ou Passivo Blog - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Descubra se o ICMS a recolher é ativo ou passivo e organize as suas demandas tributárias com efetividade

Entenda a importância de uma gestão tributária de excelência na sua empresa

A vida do empresário no Brasil não é fácil, ainda que sua imagem seja vista com outros olhos, visto que muitos imaginam que é fácil e cheia de benefícios.

É bem verdade que a ficção sempre mostra o empresário como pessoa abastada e que usufrui de uma vida luxuosa, mas a realidade aqui fora é bem diferente.

Afinal, estamos falando de gestores que dão o seu suor para enfrentar uma série de adversidades no seu dia a dia e têm papel fundamental para resolver os problemas.

Pois bem, uma das maiores dificuldades do gestor é a gestão tributária, principalmente por causa da complexidade das leis e das normas que permeiam cada um dos regimes tributários que estão disponíveis no país.

Ou seja, além de tudo o que está relacionado à finalidade do negócio, o empresário ainda precisa entender de legislação…

Bom, quanto à questão organizacional da tributação, existe um questionamento comum a muitos gestores: o ICMS a recolher é ativo ou passivo?

Neste artigo, daremos um passeio pelo tema contabilidade para que você possa entender, de fato, se esse imposto representa um ativo ou passivo e, mais do que isso, daremos soluções práticas para você gerenciar as suas demandas contábeis de forma totalmente profissional.

Sendo assim, agradecemos pela sua visita em nosso blog e desejamos uma maravilhosa leitura!

Entenda o que é ativo e passivo

Antes de responder se o ICMS a recolher é ativo ou passivo, vamos ao conceito básico da contabilidade para que você entenda o que é um ativo e um passivo – que, por sinal são conhecimentos indispensáveis para uma boa gestão empresarial.

Bom, quando falamos de ativos, estamos tratando dos bens e dos direitos da sua empresa, podendo ser exemplificados como:

  • Dinheiro em caixa;
  • Bens móveis e imóveis;
  • Valores a receber;
  • Estoque de produtos.

Obviamente, aprofundando um pouco mais sobre os conceitos contábeis, existem variações no que diz respeito aos ativos, nas quais você tem os chamados ativos circulantes e os não circulantes, mas isso é assunto para uma outra oportunidade.

Bom, entendendo o que é ativo, vamos em frente para que você entenda o que é um passivo de uma empresa.

O passivo tem a ver com os deveres e com as obrigações da sua empresa, ou seja, estamos falando sobre aspectos que reduzem e diminuem o seu patrimônio.

Exemplos:

  • Contas a pagar;
  • Empréstimos bancários;
  • Salários dos seus colaboradores.

Da mesma forma que os ativos, existem os passivos circulantes e os não circulantes.

Entender sobre ativos e passivos é fundamental para a organização do seu balanço patrimonial, a fim de que você saiba montar a tabela de forma assertiva.

Bom, para a explicação ficar completa, não podemos deixar de abordar um ponto importante dentro desse contexto: o patrimônio líquido, que nada mais é do que a diferença entre o ativo e o passivo de uma empresa.

Então, após somar todos os ativos e os passivos, você subtrai a diferença entre ambos e encontra o patrimônio líquido.

Observação importante: patrimônio líquido é uma coisa, patrimônio é outra!

O que é o ICMS?

Gestor, já demos um passo importante para entender se o ICMS a recolher é ativo ou passivo, que é o de mostrar o que são ativos e passivos. Agora que você já entendeu, nada melhor do que saber do que se trata o ICMS, não é mesmo?

Pois bem, o ICMS é a sigla para Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços.

No Brasil, os impostos cobrados são provenientes das nossas três esferas: Federal, Estadual e Municipal.

Quando falamos do ICMS, estamos diante de um imposto estadual, sendo essa a única competência para tratar desse tributo.

Bom, o ICMS é cobrado em uma série de atividades empresariais, como o comércio, as empresas que atuam com bens provenientes de outros países, como as importadoras, etc.

O cálculo do ICMS é simples, mas você precisa saber qual a porcentagem da alíquota que é cobrada no seu estado.

De toda forma, veja como calcular:

Valor do produto X Alíquota do seu estado = ICMS da mercadoria

Vale destacar que esse é um imposto pago de forma indireta, visto que trata-se de um tributo já englobado no valor do produto.

Bem, assim finalizamos os conceitos desse imposto. Sendo assim, vamos ao próximo tópico para, finalmente, responder à pergunta que não quer calar: ICMS a recolher é ativo ou passivo?

ICMS a recolher é ativo ou passivo?

Com relação aos impostos, existem duas possibilidades:

  • Recolher;
  • Restituir.

Impostos a recolher significa o cumprimento das suas obrigações tributárias, ou seja, o pagamento de impostos.

Rgime Tributario - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Por exemplo, vamos supor que a sua empresa esteja enquadrada no Simples Nacional e todo mês você emite a DAS, que é a guia de recolhimento…

Você paga essa guia, correto?

Logo, está diante de impostos a recolher.

Já os impostos a restituir é quando você faz uma solicitação de recuperação de créditos tributários, por exemplo.

Isso acontece quando há o pagamento de impostos a maior, e é identificado por um profissional da contabilidade.

Após identificar o prejuízo, é possível solicitar a recuperação tributária.

Então, o ICMS a recolher é ativo ou passivo?

A resposta é: passivo!

Uma vez que estamos falando de um dever, uma obrigação da sua empresa, basta lembrar do conceito de passivo, que foi explicado no início desse conteúdo.

Então, na elaboração da sua tabela de balanço patrimonial, não esqueça de identificar o ICMS a recolher como um passivo.

Caso haja alguma situação de ICMS a restituir, por exemplo, aí sim estaríamos diante de um ativo.

Dúvida devidamente esclarecida, vamos em frente para que você entenda o real papel de uma boa gestão contábil, garanta boas escolhas na sua empresa e proporcione a mais completa conformidade do seu negócio com a legislação vigente.

O papel da contabilidade na sua empresa

Percebeu que, por mais que seja uma simples pergunta, abordamos uma série de aspectos relevantes para explicar de forma consistente e efetiva?

Imagine só se a gente falasse a resposta sem contextualizar, será que você iria entender?!

Pois é, caro gestor, a contabilidade é um universo bastante amplo, e a tributação, por mais que seja um tema específico da contabilidade, também é muito complexa e qualquer equívoco pode custar caro.

Por isso é tão importante priorizar uma boa gestão da sua contabilidade, ao invés de negligenciar a sua importância.

Ter bons aliados ao seu lado, ou seja, a presença de um profissional de contabilidade devidamente qualificado é o que garante que a sua empresa esteja rigorosamente em dia com os deveres e obrigações e, consequentemente, pronta para lucrar muito mais.

Inclusive, devido ao nosso tema de hoje estar bem centralizado em tributação, entenda como funciona o planejamento tributário nesse contexto.

Planejamento tributário

O planejamento tributário é um recurso contábil voltado para garantir que a sua empresa esteja adequada ao regime de tributação mais vantajoso.

É válido lembrar que, no Brasil, existem três modelos: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Cada tributação possui características distintas e regras voltadas ao limite e ao valor mínimo de faturamento, aspectos considerados para uma escolha correta.

Com o planejamento tributário, você evita que a sua empresa enfrente prejuízos por conta do pagamento de impostos além do necessário e cria uma efetiva blindagem do seu caixa e dos seus lucros.

E agora que você já viu quão importante é contar com esse recurso para garantir o melhor desempenho da sua empresa, vamos ao nosso último tópico para que você saiba quem pode lhe ajudar na prática!

Conte com a expertise contábil da RT Count!

Nós, da RT Count, somos uma contabilidade especializada em gestão tributária para empresas como a sua!

O nosso trabalho consiste em entender o histórico contábil e financeiro da sua empresa, diagnosticar a real situação e buscar soluções efetivas para garantir economia e otimizar os seus lucros.

Sim, a nossa parceria fará com que você enxugue os seus gastos e potencialize os seus resultados e esse é um excelente diferencial competitivo, diante de uma concorrência que sabemos que está cada vez mais desleal.

Vale destacar que atuamos não apenas com gestão tributária, mas também com a trabalhista, com a financeira e com as mais diversas soluções contábeis, como fluxo de caixa, relatórios contábeis e muito mais!

Para contar com os nossos serviços especializados, basta clicar no ícone do WhatsApp, que está logo abaixo, e deixar a sua mensagem.

A nossa equipe de consultores está pronta para conhecer a sua empresa e para apresentar soluções transformadoras!

Estamos aguardando o seu contato!

Gestão tributária de excelência na sua empresa

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.

Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.

Estamos apenas te esperando.

 
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Implemente Uma Gestao De Excelencia Na Sua Clniica Odontologica E Sorria Muito Mais Com Os Resultados Blog - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Gestão financeira: como implementar no seu consultório

Implemente uma gestão de excelência na sua clínica odontológica e sorria muito mais com os seus resultados Entenda a real importância de uma gestão financeira efetiva para garantir o sucesso da sua clínica de odontologia Ao se tornar um profissional

Saiba Mais Sobre Como Ter Um Faturamento Me Otimizado Por Meio De Um Controle Financeiro Blog - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Como otimizar o seu faturamento ME?

Saiba mais sobre como ter um faturamento ME otimizado por meio de um controle financeiro Uma boa gestão financeira aliada a um controle adequado pode pode proporcionar diretamente a melhoria no faturamento ME Sabemos que o faturamento ME depende muito

Confira 3 Beneficios Surpreendentes Do Planejmanto Contabil Para A Sua Empresa De Mao De Obra Terceirizada Blog - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Planejamento contábil: quais os 3 maiores benefícios

Confira 3 benefícios surpreendentes do planejamento contábil para a sua empresa de mão de obra terceirizada Veja como o planejamento contábil pode ser mais do que um recurso, mas um grande diferencial para o seu negócio A terceirização é uma

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Saiba o que é preciso fazer para recuperar impostos Realizar…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp