Sua contabilidade em um nível mais alto!

Enquadramento tributário – como garantir o melhor?

O Segredo Para O Enquadramento Tributario Ideal Para Sua Empresa Confira A Descricao Post (1) Contabilidade Na Zona Leste Sp | Rt Count - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ao longo deste artigo, você terá acesso à revelação do simples segredo que garante o enquadramento tributário ideal para o seu negócio!

Tenha conhecimento sobre a ferramenta que viabiliza o enquadramento tributário mais vantajoso para a sua empresa
Abrir um negócio exige estar preparado(a) a lidar com as diversas questões que são necessárias para fazer com que o pleno funcionamento ocorra. 
Afinal, desde o processo de abertura e legalização até a consolidação de estratégias para crescimento do negócio, cada mínimo detalhe é vital no que se refere ao estabelecimento sólido de seu negócio, fazendo com que ele gere resultados e cresça no mercado. 
Contudo, é um grande desafio conseguir lidar com todas essas questões adequadamente, por isso, entender sobre como funciona cada detalhe é essencial a fim de que cada decisão que você tome seja positiva para a empresa. 
Sendo assim, dentre estas questões que são necessárias, o enquadramento tributário do seu negócio no regime que oferece menos custos e maiores benefícios é fundamental para atingir o equilíbrio entre menor custo tributário e plena conformidade fiscal. 
Justamente por isso, preparamos este conteúdo para falar sobre como funciona o enquadramento tributário e revelar de que forma é possível garantir o mais adequado para o seu negócio.

Enquadramento tributário – do que se trata?

O enquadramento tributário nada mais é do que alocar a sua empresa dentro de um dos regime de tributação disponíveis, sendo eles:

Cada regime tributário possui suas particularidades referentes a aspectos como:

  • Faturamento; 
  • Porte da empresa; 
  • Recolhimento de impostos; 
  • Benefícios fiscais;
  • Complexidade; entre outros. 

Por isso, o enquadramento tributário que você optar irá gerar resultados diretos nos custos que você precisa arcar no negócio, no cumprimento das obrigações fiscais e no desenvolvimento do seu negócio. 
Sendo assim, é preciso realizar essa escolha com muito cuidado e considerando cada mínimo detalhe para optar pelo melhor para sua empresa. 
Caso contrário, as chances de o seu negócio lidar com uma carga tributária elevada, erros fiscais e multas que podem impactar drasticamente o financeiro são altas.
Para conseguir realizar isso, é essencial conhecer as principais características de cada regime tributário, afinal, por meio dos regimes é definida a forma como a sua empresa precisará lidar com as obrigações fiscais. Portanto, falaremos sobre cada um a seguir.

Simples Nacional 

O Simples Nacional é, dentre os três regimes, visto como, de fato, o que proporciona mais simplicidade. 
A grande razão para isso está no Documento de Arrecadação do Simples Nacional – DAS, que viabiliza que todos os seguintes impostos sejam unificados e pagos em uma única guia:

  • IRPJ – Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica;
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados; 
  • CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
  • Cofins – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
  • Programa de Integração Social — PIS;
  • CPP – Contribuição Patronal Previdenciária;
  • ICMS – Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação;
  • ISS – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza.

O Simples Nacional é uma possibilidade de enquadramento tributário direcionada para micro e pequenas empresas, por isso, o seu limite de faturamento é de R$ 4,8 milhões ao ano. 
MEIs são automaticamente enquadrados nesse regime. 
Apesar da simplicidade oferecida pela DAS, o Simples Nacional possui complexidade, como seus anexos e também o cuidado que precisa ser tomado em relação ao regime monofásico. Aspectos como esses tornam o suporte contábil indispensável.

Lucro Presumido 

O Lucro Presumido é um regime tributário voltado para médias empresas, sendo que possui limite de faturamento de R$ 78 milhões ao ano. 
No funcionamento desse regime, a base de cálculo é sobre o que se presume que a sua empresa lucrou em um determinado período de tempo. 
Com isso, suponhamos que sua empresa faturou x, no entanto, a presunção foi um valor inferior y. Dessa forma, você acaba tendo uma vantagem por conta do Lucro Presumido. 
Nesse regime, existem tabelas fixas para alguns impostos, como IRPJ e CSLL, contudo, também é essencial ter suporte contábil adequado para que tudo seja apurado adequadamente.

Lucro Real 

Por fim, o Lucro Real é uma possibilidade de enquadramento tributário voltada para empresas de grande porte, e empresas como bancos precisam necessariamente estar enquadradas nesse regime. 
Em seu funcionamento, a base de cálculo é sobre o que a sua empresa realmente lucrou em um determinado período de tempo. 
O Lucro Real não possui limite de faturamento. 
Pelo seu funcionamento, é considerado como o mais complexo dentre os três, porém, em contrapartida, é o que oferece maiores chances de usufruto de benefícios fiscais.

Como garantir o enquadramento tributário ideal?

Agora chegamos à grande questão do presente artigo: como saber qual desses regimes é o mais adequado para a sua empresa? 
Como mencionamos anteriormente, existe uma série de fatores que determinam as particularidades de cada regime, logo, são as particularidades da sua empresa que irão direcionar qual o melhor regime. 
Ou seja, é preciso analisar cada detalhe da sua empresa de acordo com o funcionamento de cada possibilidade de enquadramento tributário, de forma a analisar qual oferece mais vantagens, e isso só é possível por meio do planejamento tributário.

O segredo para garantir o melhor enquadramento tributário 

O planejamento tributário nada mais é do que essa análise das especificidades da sua empresa e como seria o funcionamento dentro de cada regime. 
A partir disso, torna-se possível identificar de forma eficiente qual dos regimes tributários oferece:

Rgime Tributario - Contabilidade na Zona Leste - SP | RT Count
  • Menores custos; 
  • Funcionamento mais vantajoso; 
  • Benefícios fiscais que podem ser aproveitados. 

Com isso, é muito mais simples garantir a completa conformidade da sua empresa com as responsabilidades fiscais, sem riscos de estar tendo custos tributários mais elevados do que o necessário. 
Além disso, no planejamento tributário é o momento de identificar quais são os benefícios e aspectos da legislação que permitem que os custos tributários sejam reduzidos.
Precisamos deixar bem claro que um efetivo planejamento tributário deve ser realizado por profissionais contábeis especializados no assunto, garantindo a máxima eficiência dessa ferramenta – que é o simples segredo para um enquadramento tributário ideal. 

Para entender melhor como manter a carga tributária da sua empresa enxuta, você pode conferir a live que fizemos em nosso canal no YouTube – já aproveite para curtir e se inscrever no canal!

Agora, vamos falar mais especificamente sobre como funciona a realização de um planejamento tributário.

Planejamento tributário – como é feito?

Agora que você já tem as principais informações sobre os regimes tributários e sabe a importância de um planejamento tributário para o desenvolvimento do seu negócio, vamos falar sobre como ele é feito. 
Assim, você terá compreensão máxima de como essa é uma ferramenta efetiva e essencial para que sua empresa se mantenha distante de problemas fiscais e financeiros por custos tributários excessivos. 

Análise da empresa 

A primeira etapa é a de análise da empresa, justamente para levantar as informações que devem ser consideradas para o enquadramento tributário mais adequado. 
Sendo assim, o profissional contábil irá analisar aspectos como o porte, atividade realizada, faturamento e quais recursos legais são aplicáveis para redução de custos. 
Com base nisso, já é possível se ter uma noção de qual regime tributário se enquadra melhor em seu negócio.

Análise do mercado

A análise do mercado é realizada com o intuito de verificar quais benefícios oferecidos por cada regime tributário melhores se aplicam na sua área de atuação. 
Dessa forma, é possível verificar o que pode ser aplicado em seu negócio para que o máximo de vantagens seja aproveitado.

Projeção em cada regime tributário

Com essas duas análises feitas, é o momento de projetar como funcionaria a tributação da sua empresa dentro de cada um dos regimes tributários, de forma a pré-visualizar qual enquadramento é melhor. 
Essa é a forma mais efetiva de conseguir garantir uma escolha realmente adequada e bem planejada para o seu negócio.

Revisão

Empresas mudam, expandem, o faturamento muda e até mesmo a atividade realizada. Por isso, a revisão do planejamento tributário é essencial. 
Assim, caso seja necessário, o enquadramento tributário consegue acompanhar essas mudanças e você garante sempre o que for mais vantajoso para a sua empresa, evitando prejuízos financeiros e mantendo a plena conformidade.

Tenha o suporte de especialistas no assunto 

Tudo que mencionamos ao longo deste artigo é de extrema importância para a saúde financeira e conformidade que sua empresa precisa para funcionar adequadamente. 
Contudo, existem especificidades nos regimes tributários e na realização de um planejamento tributário que demandam a expertise de profissionais contábeis. 
Por isso, ter o suporte de especialistas no assunto é de extrema importância, e você pode contar conosco, da RT Count, nesse sentido! 
Nossa equipe possui todo o conhecimento que é preciso para colocar todos esses pontos em prática em seu negócio, garantindo que seu negócio esteja em dia com as questões, sem que você tenha dores de cabeça com isso. 
Assim, além da conformidade e custos tributários enxutos, você ainda tem seu tempo otimizado e pode focar nas demais atividades da sua empresa, com a certeza de que profissionais especializados estarão cuidando de todos esses aspectos para você. 
Portanto, agora basta você entrar em contato conosco e ter especialistas no assunto como seus aliados.
RECUPERE AGORA MESMO OS TRIBUTOS DEVIDOS A SUA EMPRESA

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da RT Count.

Somos uma contabilidade digital que existe para descomplicar a gestão do empresário, sendo o suporte para impulsionar o seu negócio.

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website, caso você prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat exclusiva em nosso site, elas se encontram localizadas nos cantos inferiores.

Estamos apenas te esperando.

 
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Entenda o que é e o que diz a lei…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp